Este artigo aborda as crenças dos professores sobre os fatores que contribuem para a aprendizagem/motivação dos alunos, como forma de garantir resultados favoráveis no ambiente da sala de aula. Discute sobre as crenças dos professores, levando em consideração quais podem ser consideradas pelo professor como contributo para o processo de aprendizagem. Também objetiva perceber se, as crenças apresentadas pelos professores atribuídas em sua prática permitem motivar o aluno e despertar a sua atenção nas atividades em sala de aula, atingindo os resultados propostos. O artigo é resultado de uma pesquisa realizada com 25 professores portugueses e 25 professores brasileiros atuantes em escolas públicas portuguesas e brasileiras com o intuito de descobrir novas propostas para inovar a aprendizagem dos alunos que estão no âmbito do 2º e 3º ciclo. Os resultados coletados a partir das entrevistas mostraram que, os principais fatores que os professores consideram contribuintes para a aprendizagem/motivação dos alunos no ambiente de sala de aula, estão associados: ao perfil do professor nomeadamente características pessoais; a prática pedagógica; a atuação em sala de aula e às relações interpessoais. Os resultados mostraram que o perfil do professor pode ser considerado fator relevante para motivar os alunos e promover a aprendizagem. Levando em consideração a capacidade do professor se relacionar de forma positiva com os alunos, transmitindo confiança e segurança, estes passam a ver o professor como alguém que se preocupa com eles e começam a acreditar em suas próprias capacidades de vencer os obstáculos e as dificuldades, promovendo sua própria aprendizagem.