A experiência como professora nos cursos de formação inicial de professores fez-nos refletir sobre o papel que a formação inicial tem tido na produção dos significados e sentidos acerca de “ser professor”. Frente a isso, surgiu o interesse diante da seguinte questão: quais são os elementos determinantes na produção do significado e sentido de ser professor, presentes no processo da formação inicial nos cursos de professores, especialmente, no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí? Essa questão tem suscitado nosso interesse no sentido de desenvolver uma pesquisa de doutorado com o objetivo de analisar os sentidos e significados sobre “ser professor” produzidos pelos alunos do Curso de Pedagogia tendo como foco a formação inicial e as experiências da prática educativa vivenciadas no estágio extra-curricular. Nesse relato sistematizamos e apresentamos dados iniciais dos estudos de doutoramento, resultados de pesquisas bibliográficas realizadas a partir dos aportes teóricos da Psicologia Sócio Histórica. A pesquisa em curso caracteriza-se como uma pesquisa crítica, fundamentada nos princípios do Materialismo Histórico dialético e nos aportes teórico metodológicos da Psicologia Sócio Histórica. Os sujeitos da pesquisa serão 06 alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI. Para análise e interpretação dos dados produzidos serão utilizados os núcleos de significação de Aguiar e Ozella (2006).