O artigo a seguir traz algumas reflexões acerca do tema Matemática e literatura infantil na resolução de problemas com adição e subtração. Nesta perspectiva o trabalho tem como objetivo geral investigar o ensino de matemática em conexão com a literatura infantil na resolução de problemas com adição e subtração no 3° ano do ensino fundamental em duas escolas: uma pública no Ceará e outra particular no sertão da Paraíba e como objetivos específicos verificar se os professores têm procurado relacionar as histórias da literatura infantil para a resolução de problemas de adição e subtração; refletir que percepção os professores têm tido dos alunos, se tem tornado um estímulo prazeroso no aprendizado da matemática. O instrumento utilizado para a pesquisa qualitativa neste trabalho foi a entrevista semi-estruturada, contendo cinco questões para cada professor. De acordo com os dados obtidos e analisados percebeu-se que os professores têm procurado inovar e utilizar livros de literatura infantil como recurso em suas práticas pedagógicas, articulando com a resolução de problemas em adição e subtração. Percebeu-se que os professores usam dessa metodologia não apenas como estratégia lúdica, mas também visando favorecer aos educandos um melhor entendimento da matemática. Ressalta-se que, pelo fato de as crianças das séries iniciais do ensino fundamental ainda estarem ligadas ao mundo mágico das histórias tem se tornado interessante aproveitar esse recurso fazendo o “elo” com a matemática na resolução de problemas de adição e subtração.