MOREIRA, Gicelia. Aulas práticas de química: repolho roxo como indicador ácido-base. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15551>. Acesso em: 24/11/2024 19:37
Diante muitas dificuldades encontradas no ensino de ciências, o ensino de química especificamente, tem sofrido grandes dificuldades no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula, principalmente escolas da rede pública de ensino, uma vez que nem sempre são disponibilizados materiais e espaço adequado para aplicação de certos tipos de atividade. Porém, na maioria das escolas públicas o conteúdo de química está voltado praticamente para a aprendizagem mecânica, ou seja, onde os alunos não têm nenhum incentivo para aprender, desenvolver e por em prática novos conhecimentos. No entanto, conteúdos são muito importantes para o auxilio de aulas experimentais, onde o aluno desenvolve a teoria na prática em sala de aula. Diante disso, o presente trabalho tem por objetivo, a aplicação de aulas experimentais do conteúdo ácido e base em turmas do segundo e terceiro ano médio. A pesquisa tem como a natureza qualitativa, onde forma analisados 43 alunos do segundo ano e 30 do terceiro ano médio, totalizando 73 alunos por meio de questionários contendo 05 perguntas objetiva que foram aplicadas após as aulas experimentais em seguida um relatório também por parte dos alunos. Com isso foi possível observar que as aulas experimentais aplicadas em cada uma das turmas, foram um ponto de partida para o aluno expor suas idéias, conceitos teóricos e práticos.