Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ESCOLA AMORDAÇADA DIANTE DAS QUESTÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O reconhecimento da diversidade humana e o combate aos vários modos de hierarquização e precarização da vida, entre eles os de gênero e sexualidade, é um desafio que se coloca às Políticas de Educação. O objetivo deste trabalho é refletir sobre as consequências da eliminação nas diretrizes educacionais das orientações que enfocam a valorização e o respeito à diversidade sexual e para a superação das desigualdades de gênero na escola. A metodologia usada é de cunho qualitativo, consistindo em pesquisa bibliográfica. Ao final podemos ponderar que as retiradas destes temas das Politicas Educacionais, a exemplo do Plano Nacional de Educação e dos Planos Estaduais e Municipais de alguns Estados e Municípios Brasileiros representam o impedimento e a imobilização da escola diante da possibilidade de construção de propostas, orientações e diretrizes eficientes para o tratamento das questões referentes à exclusão/discriminação e negação da diversidade de identidade de gênero e orientação sexual no ambiente escolar. Reproduzindo a defesa da legitimação da heteronormatividade e contribuindo para o fracasso escolar e a exclusão daqueles sujeitos que não se enquadram nessa normatização socialmente aceita.

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