AS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15508 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 405 "inscrito_id" => 3065 "titulo" => "AS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE" "resumo" => "O ensino médio no Brasil passou por reformulações decorrentes de uma política de desenvolvimento social, sendo reconhecido como a etapa final da educação básica e responsável por consolidar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, além de aprimorar o educando como pessoa humana, bem como garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania, dentre outros objetivos. Mais especificamente, a disciplina de Sociologia também passou por inúmeras alterações ao longo dos anos nas matrizes curriculares, com várias entradas e saídas durante esse percurso tornado-se obrigatória, desde 2008, para os três anos do ensino médio. Diante dessa realidade, o presente trabalho analisa a contribuição de uma prática interdisciplinar no ensino de Sociologia, considerando que essa disciplina presta uma valorosa contribuição para a formação cidadã proposta para o ensino médio. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº: 9.394/96 – preconiza que uma das finalidades do ensino médio é que o educando se aprimore como ser humano e em relação à sua formação ética, autonomia intelectual e pensamento crítico, sem olvidar a preparação para o trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seus estudos. Assim, aponta-se a importância da Sociologia para o cumprimento dessas finalidades, bem como apresentam-se reflexões acerca da interdisciplinaridade no ensino de tal disciplina na educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID3065_09082015103742.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DIOGENES DE MELO" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA DIOGEN" "autor_email" => "patricia_diogenes05@hotma" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15508 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 405 "inscrito_id" => 3065 "titulo" => "AS ORIENTAÇÕES PARA O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO E A QUESTÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE" "resumo" => "O ensino médio no Brasil passou por reformulações decorrentes de uma política de desenvolvimento social, sendo reconhecido como a etapa final da educação básica e responsável por consolidar os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, além de aprimorar o educando como pessoa humana, bem como garantir a preparação básica para o trabalho e a cidadania, dentre outros objetivos. Mais especificamente, a disciplina de Sociologia também passou por inúmeras alterações ao longo dos anos nas matrizes curriculares, com várias entradas e saídas durante esse percurso tornado-se obrigatória, desde 2008, para os três anos do ensino médio. Diante dessa realidade, o presente trabalho analisa a contribuição de uma prática interdisciplinar no ensino de Sociologia, considerando que essa disciplina presta uma valorosa contribuição para a formação cidadã proposta para o ensino médio. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº: 9.394/96 – preconiza que uma das finalidades do ensino médio é que o educando se aprimore como ser humano e em relação à sua formação ética, autonomia intelectual e pensamento crítico, sem olvidar a preparação para o trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seus estudos. Assim, aponta-se a importância da Sociologia para o cumprimento dessas finalidades, bem como apresentam-se reflexões acerca da interdisciplinaridade no ensino de tal disciplina na educação básica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Formação de Professores" "palavra_chave" => "ENSINO MÉDIO, ENSINO DE SOCIOLOGIA, INTERDISCIPLINARIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID3065_09082015103742.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRÍCIA DIOGENES DE MELO" "autor_nome_curto" => "PATRÍCIA DIOGEN" "autor_email" => "patricia_diogenes05@hotma" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }