Este artigo visa a discutir a produção acadêmica existente no Brasil sobre a formação e os planos de carreira dos professores, apontando as consonâncias e dissonâncias de tal produção. Metodologicamente a presente pesquisa partiu da leitura analítico- interpretativa do estado da arte das publicações em periódicos em torno desta temática. O periódico em questão é a Revista intitulada Educação em Foco n. 19, volume 15 de junho de 2012, cuja base de discussão contempla doze (12) artigos e pesquisas que discorrem sobre os planos de carreira, valorização de professores, piso salarial, remuneração, visando cumprir os objetivos propostos pelo grupo de Pesquisa do Observatório da Remuneração Docente, que tem investigado e apontado sobre estes aspectos ou indicadores em diferentes locais do Brasil. Além deste periódico, foram encontrados dois outros artigos: um da Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, n. 126, jan./mar. 2014; e outro em Cadernos de Pesquisa, v.41 n.143 maio/ago 2011. Como resultado, é possível perceber a existência de uma discussão ampla que permeia a política de formação docente e a política de planos, cargos e salários em nosso país. Em todas podemos perceber o uso de análise documental e como estas análises podem servir de referência para construção e melhoria da política educacional ampliando melhorias para valorização docente.