O conhecimento químico é uma ferramenta de extrema valia a vida humana. Desde os primórdios a química se fez presente, seja na formulação de pigmentos para pintura das paredes das cavernas, seja na confecção de peças cerâmica ou na obtenção de artefatos bélicos como a pólvora das guerras. A Química é uma disciplina que faz parte do programa curricular do ensino fundamental e médio. A aprendizagem de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada. A aula prática é uma maneira eficiente de ensinar e melhorar o entendimento dos conteúdos de química, facilitando a aprendizagem. Os experimentos facilitam a compreensão da natureza da ciência e dos seus conceitos, auxiliam no desenvolvimento de atitudes científicas e no diagnóstico de concepções não científicas. Além disso, contribuem para despertar o interesse pela ciência. Este estudo tem como objetivo principal analisar a importância de aulas experimentais como fator motivacional para a aprendizagem em química. A metodologia utilizada para realização foi participante de caráter exploratório, caracterizando como qualitativa, e tendo o ambiente de dados como sua fonte natural, utilizando como recurso metodológico a coleta de dados por meio da observação, entrevistas e questionário. Observou-se que a utilização de aulas práticas no ensino de química contribui significativamente para efetivação da aprendizagem, despertando no aluno a curiosidade o espírito investigador e questionador. Portanto, a experimentação no ensino de química é um subsídio facilitador da aprendizagem