Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIMENTAÇÃO À LUZ DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA CONTEMPORANEIDADE

Palavra-chaves: HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, EXPERIMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16033
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 163
    "inscrito_id" => 2883
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO À LUZ DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "Este artigo consiste em um trabalho de conclusão da disciplina “História e Filosofia do Ensino de Ciências” do Programa de Pós Graduação em Ensino – PPGE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Adota-se como abordagem metodológica, uma análise das obras de Sagan (1996), Alves (1981), Bernal (1965), Japiassu (1985), Kuhn (1962) e Zanon e Silva (2000), entre outros. A proposta tem como objetivo, fomentar a partir da análise bibliográfica destas obras, a importância da inclusão da experimentação à luz de abordagens histórico-filosóficas no ensino de ciências na Educação Básica, a fim de ampliar o debate no sentido de propiciar aos educandos uma aprendizagem significativa, enveredando-os em atividades que envolva os saberes científicos. Ressalta-se que, este trabalho, apresenta, inicialmente, algumas considerações sobre o ensino de ciências na Educação Básica, discutindo a possível necessidade de um repensar de práticas. Também se coloca em pauta, considerações relacionadas à História e filosofia da ciência, viabilizando diálogos a respeito da sua inclusão na escola básica da contemporaneidade. Assim, são expostas algumas reflexões a respeito do Ensino de ciências sob a ótica da experimentação, evidenciando três tipos de abordagens experimentais que podem ser trabalhadas, tanto no Ensino Fundamental, como no Ensino Médio. Portanto, este estudo explicita ponderações relevantes sobre a perspectiva histórico-filosófica da ciência, que aliada à experimentação pode trazer resultados significativos no ensino de ciências na Educação Básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, EXPERIMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID2883_29062015224513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS AURÉLIO DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS AURÉLIO"
    "autor_email" => "marcusprofnetpb@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16033
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 163
    "inscrito_id" => 2883
    "titulo" => "EXPERIMENTAÇÃO À LUZ DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA: PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "Este artigo consiste em um trabalho de conclusão da disciplina “História e Filosofia do Ensino de Ciências” do Programa de Pós Graduação em Ensino – PPGE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Adota-se como abordagem metodológica, uma análise das obras de Sagan (1996), Alves (1981), Bernal (1965), Japiassu (1985), Kuhn (1962) e Zanon e Silva (2000), entre outros. A proposta tem como objetivo, fomentar a partir da análise bibliográfica destas obras, a importância da inclusão da experimentação à luz de abordagens histórico-filosóficas no ensino de ciências na Educação Básica, a fim de ampliar o debate no sentido de propiciar aos educandos uma aprendizagem significativa, enveredando-os em atividades que envolva os saberes científicos. Ressalta-se que, este trabalho, apresenta, inicialmente, algumas considerações sobre o ensino de ciências na Educação Básica, discutindo a possível necessidade de um repensar de práticas. Também se coloca em pauta, considerações relacionadas à História e filosofia da ciência, viabilizando diálogos a respeito da sua inclusão na escola básica da contemporaneidade. Assim, são expostas algumas reflexões a respeito do Ensino de ciências sob a ótica da experimentação, evidenciando três tipos de abordagens experimentais que podem ser trabalhadas, tanto no Ensino Fundamental, como no Ensino Médio. Portanto, este estudo explicita ponderações relevantes sobre a perspectiva histórico-filosófica da ciência, que aliada à experimentação pode trazer resultados significativos no ensino de ciências na Educação Básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA, EXPERIMENTAÇÃO, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID2883_29062015224513.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:01"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS AURÉLIO DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS AURÉLIO"
    "autor_email" => "marcusprofnetpb@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este artigo consiste em um trabalho de conclusão da disciplina “História e Filosofia do Ensino de Ciências” do Programa de Pós Graduação em Ensino – PPGE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Adota-se como abordagem metodológica, uma análise das obras de Sagan (1996), Alves (1981), Bernal (1965), Japiassu (1985), Kuhn (1962) e Zanon e Silva (2000), entre outros. A proposta tem como objetivo, fomentar a partir da análise bibliográfica destas obras, a importância da inclusão da experimentação à luz de abordagens histórico-filosóficas no ensino de ciências na Educação Básica, a fim de ampliar o debate no sentido de propiciar aos educandos uma aprendizagem significativa, enveredando-os em atividades que envolva os saberes científicos. Ressalta-se que, este trabalho, apresenta, inicialmente, algumas considerações sobre o ensino de ciências na Educação Básica, discutindo a possível necessidade de um repensar de práticas. Também se coloca em pauta, considerações relacionadas à História e filosofia da ciência, viabilizando diálogos a respeito da sua inclusão na escola básica da contemporaneidade. Assim, são expostas algumas reflexões a respeito do Ensino de ciências sob a ótica da experimentação, evidenciando três tipos de abordagens experimentais que podem ser trabalhadas, tanto no Ensino Fundamental, como no Ensino Médio. Portanto, este estudo explicita ponderações relevantes sobre a perspectiva histórico-filosófica da ciência, que aliada à experimentação pode trazer resultados significativos no ensino de ciências na Educação Básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.