Alguns acontecimentos ocorridos alavancaram a degradação do meio ambiente, como protótipo temos a revolução industrial e o pós-segunda guerra mundial com a utilização dos recursos ambientais de forma acelerada e continua pelo homem, alterando o ciclo natural da terra, tornando mais evidentes os efeitos ambientais. Redirecionando agora para o contexto educacional observamos nas escolas uma carência de recursos didáticos, a falta de informações e experiência em se adequar e utilizar novas práticas educativas seja por parte dos professores ou de todos que compõem o ambiente escolar, por isso o presente trabalho tem como principal objetivo oferecer estratégias didáticas que podem ser trabalhadas com o tema meio ambiente. O trabalho foi desenvolvido na Unidade Escolar Araci Lustosa (UEAL) localizada na cidade de Bom Jesus-PI, para a comemoração da Semana do Meio Ambiente, que ocorreu no dia 03 de junho de 2015, neste foi executado três atividades pelo núcleo escolar juntamente com os alunos do PIBID - Biologia (UFPI/CPCE), as atividades foram: confecção de cartazes, construção de horta suspensa e encenação de um teatro, para levantamento de dados após a realização das atividades foi aplicado um questionário contendo três perguntas objetivas. Os resultados foram analisados, discutidos e apresentaram respostas que nos motivam a realizar práticas como essas. Concluímos que pesquisas como estas são de vital importância para avaliar, propor e divulgar novas metodologias e prática de ensino, para que o ambiente escolar passe por transformações na maneira de ensinar, daquela tradicional para uma forma lúdica com novas e diversas ferramentas de ensino.