EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA PARA O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: A PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICA DE AREIA – PB
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15830 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2601 "inscrito_id" => 6382 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA PARA O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: A PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICA DE AREIA – PB" "resumo" => "Nos últimos anos tem-se observado que os avanços no campo industrial e o desenvolvimento de novas tecnologias promoveram enormes benefícios ao ser humano, porém nota-se também o aumento da poluição ambiental, tornando-se essencial desenvolver atividades educacionais que conscientize os educandos, para ações efetivas e transformação socioambiental que possam diminuir os problemas ambientais, que aparecem de modo acelerado e destrutivo; para isto foi promulgada a Lei 9.795/99, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental, a qual especifica a necessidade de ressaltar a educação do meio ambiente em todos os níveis do ensino formal. Ante o exposto o objetivo desta pesquisa foi analisar à prática docente voltadas para o gerenciamento dos resíduos sólidos, nas escolas pública de Areia – PB. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas estaduais da cidade de Areia – PB. O público alvo constitui-se de 19 professores que lecionam nas turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A coleta de dados foi feita pela aplicação de um questionário individual, que foi entregue ao professor para ser posteriormente devolvido. O questionário era composto por duas partes: a primeira tinha como finalidade levantar o perfil do professor sobre sua formação; a segunda parte era constituída por questões semiestruturadas e dissertativas onde o entrevistado deveria relatar sobre à educação ambiental no gerenciamento dos resíduos sólidos e estratégias didáticas. Com base nos resultados obtidos, nota-se uma carência relacionada ao desenvolvimento de projetos que abordem a temática da Educação Ambiental, que envolva os profissionais que atuam nas escolas, porém estes relata que relaciona algum dos conteúdos curriculares da sua disciplina com a educação ambiental e afirmam discutir com seus alunos a problemática dos resíduos sólidos. É importante destacar que menos da metade dos docentes interrogados revelam ser bem informados sobre a temática ambiental e estes relatam ainda que não estão preparados para trabalhar as questões dos resíduos sólidos com seus alunos. Para mudar esta realidade é imprescindível proporcionar, por intermédio das práticas da educação ambiental, a sensibilização e conscientização dos docentes, sobre a premência da preservação e conservação do meio ambiente através da gestão dos resíduos sólidos. Com isso capacitando-se acerca do assunto, para conscientizar os discentes." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL, ENSINO FUNDAMENTAL, DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID6382_09092015190712.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDEIR DE SOUZA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VALDEIR" "autor_email" => "valdeir.natal25@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15830 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2601 "inscrito_id" => 6382 "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADA PARA O GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS: A PRÁTICA DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICA DE AREIA – PB" "resumo" => "Nos últimos anos tem-se observado que os avanços no campo industrial e o desenvolvimento de novas tecnologias promoveram enormes benefícios ao ser humano, porém nota-se também o aumento da poluição ambiental, tornando-se essencial desenvolver atividades educacionais que conscientize os educandos, para ações efetivas e transformação socioambiental que possam diminuir os problemas ambientais, que aparecem de modo acelerado e destrutivo; para isto foi promulgada a Lei 9.795/99, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental, a qual especifica a necessidade de ressaltar a educação do meio ambiente em todos os níveis do ensino formal. Ante o exposto o objetivo desta pesquisa foi analisar à prática docente voltadas para o gerenciamento dos resíduos sólidos, nas escolas pública de Areia – PB. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas estaduais da cidade de Areia – PB. O público alvo constitui-se de 19 professores que lecionam nas turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A coleta de dados foi feita pela aplicação de um questionário individual, que foi entregue ao professor para ser posteriormente devolvido. O questionário era composto por duas partes: a primeira tinha como finalidade levantar o perfil do professor sobre sua formação; a segunda parte era constituída por questões semiestruturadas e dissertativas onde o entrevistado deveria relatar sobre à educação ambiental no gerenciamento dos resíduos sólidos e estratégias didáticas. Com base nos resultados obtidos, nota-se uma carência relacionada ao desenvolvimento de projetos que abordem a temática da Educação Ambiental, que envolva os profissionais que atuam nas escolas, porém estes relata que relaciona algum dos conteúdos curriculares da sua disciplina com a educação ambiental e afirmam discutir com seus alunos a problemática dos resíduos sólidos. É importante destacar que menos da metade dos docentes interrogados revelam ser bem informados sobre a temática ambiental e estes relatam ainda que não estão preparados para trabalhar as questões dos resíduos sólidos com seus alunos. Para mudar esta realidade é imprescindível proporcionar, por intermédio das práticas da educação ambiental, a sensibilização e conscientização dos docentes, sobre a premência da preservação e conservação do meio ambiente através da gestão dos resíduos sólidos. Com isso capacitando-se acerca do assunto, para conscientizar os discentes." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "PERCEPÇÃO AMBIENTAL, ENSINO FUNDAMENTAL, DOCENTES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID6382_09092015190712.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDEIR DE SOUZA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "VALDEIR" "autor_email" => "valdeir.natal25@gmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }