Nos últimos anos tem-se observado que os avanços no campo industrial e o desenvolvimento de novas tecnologias promoveram enormes benefícios ao ser humano, porém nota-se também o aumento da poluição ambiental, tornando-se essencial desenvolver atividades educacionais que conscientize os educandos, para ações efetivas e transformação socioambiental que possam diminuir os problemas ambientais, que aparecem de modo acelerado e destrutivo; para isto foi promulgada a Lei 9.795/99, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental, a qual especifica a necessidade de ressaltar a educação do meio ambiente em todos os níveis do ensino formal. Ante o exposto o objetivo desta pesquisa foi analisar à prática docente voltadas para o gerenciamento dos resíduos sólidos, nas escolas pública de Areia – PB. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas estaduais da cidade de Areia – PB. O público alvo constitui-se de 19 professores que lecionam nas turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A coleta de dados foi feita pela aplicação de um questionário individual, que foi entregue ao professor para ser posteriormente devolvido. O questionário era composto por duas partes: a primeira tinha como finalidade levantar o perfil do professor sobre sua formação; a segunda parte era constituída por questões semiestruturadas e dissertativas onde o entrevistado deveria relatar sobre à educação ambiental no gerenciamento dos resíduos sólidos e estratégias didáticas. Com base nos resultados obtidos, nota-se uma carência relacionada ao desenvolvimento de projetos que abordem a temática da Educação Ambiental, que envolva os profissionais que atuam nas escolas, porém estes relata que relaciona algum dos conteúdos curriculares da sua disciplina com a educação ambiental e afirmam discutir com seus alunos a problemática dos resíduos sólidos. É importante destacar que menos da metade dos docentes interrogados revelam ser bem informados sobre a temática ambiental e estes relatam ainda que não estão preparados para trabalhar as questões dos resíduos sólidos com seus alunos. Para mudar esta realidade é imprescindível proporcionar, por intermédio das práticas da educação ambiental, a sensibilização e conscientização dos docentes, sobre a premência da preservação e conservação do meio ambiente através da gestão dos resíduos sólidos. Com isso capacitando-se acerca do assunto, para conscientizar os discentes.