Este artigo foi desenvolvido como proposta inventiva pedagógica, a partir da observação da falta de comprometimento por parte da corpo discente na escola estadual de ensino fundamental e médio Irineu Joffily, quando o assunto é conservação e preservação do meio ambiente. Os alunos praticavam ações que iam de frente com as propostas de sustentabilidade. Uma proposta interdisciplinar foi elaborada para que os alunos tivessem a percepção da ação como autores de transformação e a sensibilização com as questões ambientais. As práticas pensadas a partir do diálogo entre os alunos versaram sobre exibição de vídeos relacionados, palestras, oficinas e culminância. A proposta de pesquisa é qualitativa exploratória. Utilizaram de recursos reciclados para confecção de peças sustentáveis e cartazes que defendiam os conceitos das ações sustentáveis nas práticas dinâmicas. Para se atender às exigências do objetivo deste artigo, que eram de construir um pensar ecologicamente correto e gerir a autonomia crítica na estruturação de um ser social, histórico e cultural. Os resultados apontam para o sucesso desta intervenção, pois os alunos apresentaram gestos de apreensão do conteúdo de forma gradativa, porém significativa. Pois trouxeram para o seu cotidiano e no contexto familiar, transformações dos gestos e demonstração do conhecimento cognitivo adquirido.