Este artigo tem como proposta apresentar a experiência vivenciada no grupo escolar João Claudino de Pontes, que fica localizado na zona rural da cidade de Guarabira-PB, por meio de uma oficina realizada em turmas do 2º e 3°ano do ensino fundamental. Nesta oficina utilizamos recursos pedagógicos voltados para as influências da cultura africana no nosso cotidiano e assim, percebemos que tal contato com a temática do ensino afro-brasileiro trouxe grande contribuição na desconstrução dos mais variados estereótipos que rotulam os africanos e afro-brasileiro, como também amenizará as desigualdades raciais e o racismo presente ainda na sociedade. Neste trabalho também vamos abordar a necessidade da aplicação da lei 10.639/03, que mesmo sendo obrigatória ainda não estar inclusa no currículo de muitas escolas do Brasil. Por intermédio desta, tornou-se obrigatório o ensino da cultura africana e afro-brasileira na educação básica, com o objetivo de promover uma educação que valoriza e reconhece a diversidade, comprometida com a pluralidade cultural do povo brasileiro. Reitero ainda que o ambiente escolar além de propiciar a produção de conhecimento, também é responsável pela construção de valores e identidade e possibilita aos alunos conhecer e valorizar uma diversidade de cultura, tais como a do povo africano.