Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COLETA SELETIVA COMO ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM GRADUANDOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA – FACEDI/UECE

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Este trabalho vem tratar sobre a importância da Educação Ambiental (E.A) dentro das Universidades, em especial nas licenciaturas, visto que a E.A. é um tema que deve ser frequentemente discutidos nas escolas pelos professores e gestão. O lixo tem se tornado um problema na sociedade atual, a falta de conscientização ainda é problema a ser superado e esta missão é atribuída por muitas as instituições de ensino, contudo ensinar sobre a preservação do meio ambiente é tão simples como aparenta, necessitando de estratégias que envolvam os alunos. A coleta seletiva entra neste contexto como uma forma de adentrar no contexto ambiental, tratando da separação correta dos resíduos para uma posterior reciclagem ou até mesmo reutilização deste lixo, além da sensibilização é também uma maneira de diminuir desastres ambientais como a poluição. Tivemos como ponto de partida para nossa pesquisa algumas observações das cestas de coleta seletiva que foram inseridas no campus da Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI, seguido de um questionário que foi respondido por alunos do 1º, 3º, 5º e 9º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O que se pode perceber ao longo da pesquisa foi que muitos futuros professores ainda não tem despertada em si uma sensibilização ou interesse para as boas praticas ambientais, como também a dificuldade que alguns tem em classificar o lixo, ou simplesmente a falta de hábito dos mesmos em separar o lixo corretamente.

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