O presente artigo traz um estudo realizado no livro didático de língua portuguesa do 5º ano da coleção Girassol – Saberes e Fazeres do Campo, com o objetivo de analisar as atividades de compreensão e interpretação com textos, relacionando-as aos princípios propostos pela Educação do Campo para um ensino contextualizado às peculiaridades da vida do campo e de cada região. Para tanto, realizamos um levantamento teórico bibliográfico no qual nos embasamos em autores como Koch e Elias (2009), Marcuschi (2010), Arroyo (2004), LDB - Lei nº 9394/96 (1997), entre outros. Para a seleção das atividades desse estudo, utilizamos como fonte de pesquisa o Livro Didático de Língua Portuguesa do 5º ano da coleção Girassol-Saberes e Fazeres do Campo (2012), de autoria de Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança. Para análise dos dados, nos embasamos na Análise de Conteúdo na proposta de Bardin (2004). Os dados indicaram que as atividades com textos analisadas no referido livro didático não trazem propostas, nestas atividades, que proporcionem uma relação com a realidade e as especificidades dos alunos do campo.
Palavras-chave: Atividades com Textos. Educação do Campo. Livro Didático.