Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DE ATIVIDADES COM TEXTOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 5º ANO DA COLEÇÃO GIRASSOL – SABERES E FAZERES DO CAMPO

Palavra-chaves: ATIVIDADES COM TEXTOS, EDUCAÇÃO DO CAMPO, LIVRO DIDÁTICO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de língua portuguesa
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15425
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2308
    "inscrito_id" => 2098
    "titulo" => "ANÁLISE DE ATIVIDADES COM TEXTOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 5º ANO DA COLEÇÃO GIRASSOL – SABERES E FAZERES DO CAMPO"
    "resumo" => """
      O presente artigo traz um estudo realizado no livro didático de língua portuguesa do 5º ano da coleção Girassol – Saberes e Fazeres do Campo, com o objetivo de analisar as atividades de compreensão e interpretação com textos, relacionando-as aos princípios propostos pela Educação do Campo para um ensino contextualizado às peculiaridades da vida do campo e de cada região. Para tanto, realizamos um levantamento teórico bibliográfico no qual nos embasamos em autores como Koch e Elias (2009), Marcuschi (2010), Arroyo (2004), LDB - Lei nº 9394/96 (1997), entre outros. Para a seleção das atividades desse estudo, utilizamos como fonte de pesquisa o Livro Didático de Língua Portuguesa do 5º ano da coleção Girassol-Saberes e Fazeres do Campo (2012), de autoria de Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança.  Para análise dos dados, nos embasamos na Análise de Conteúdo na proposta de Bardin (2004). Os dados indicaram que as atividades com textos analisadas no referido livro didático não trazem propostas, nestas atividades, que proporcionem uma relação com a realidade e as especificidades dos alunos do campo. \r\n
      Palavras-chave: Atividades com Textos. Educação do Campo. Livro Didático.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES COM TEXTOS, EDUCAÇÃO DO CAMPO, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID2098_08092015224420.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÍTALA MICHELLA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ÍTALA MICHELLA"
    "autor_email" => "italaalmeida20@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPE - CAA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15425
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2308
    "inscrito_id" => 2098
    "titulo" => "ANÁLISE DE ATIVIDADES COM TEXTOS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 5º ANO DA COLEÇÃO GIRASSOL – SABERES E FAZERES DO CAMPO"
    "resumo" => """
      O presente artigo traz um estudo realizado no livro didático de língua portuguesa do 5º ano da coleção Girassol – Saberes e Fazeres do Campo, com o objetivo de analisar as atividades de compreensão e interpretação com textos, relacionando-as aos princípios propostos pela Educação do Campo para um ensino contextualizado às peculiaridades da vida do campo e de cada região. Para tanto, realizamos um levantamento teórico bibliográfico no qual nos embasamos em autores como Koch e Elias (2009), Marcuschi (2010), Arroyo (2004), LDB - Lei nº 9394/96 (1997), entre outros. Para a seleção das atividades desse estudo, utilizamos como fonte de pesquisa o Livro Didático de Língua Portuguesa do 5º ano da coleção Girassol-Saberes e Fazeres do Campo (2012), de autoria de Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança.  Para análise dos dados, nos embasamos na Análise de Conteúdo na proposta de Bardin (2004). Os dados indicaram que as atividades com textos analisadas no referido livro didático não trazem propostas, nestas atividades, que proporcionem uma relação com a realidade e as especificidades dos alunos do campo. \r\n
      Palavras-chave: Atividades com Textos. Educação do Campo. Livro Didático.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADES COM TEXTOS, EDUCAÇÃO DO CAMPO, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID2098_08092015224420.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÍTALA MICHELLA ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ÍTALA MICHELLA"
    "autor_email" => "italaalmeida20@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFPE - CAA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O presente artigo traz um estudo realizado no livro didático de língua portuguesa do 5º ano da coleção Girassol – Saberes e Fazeres do Campo, com o objetivo de analisar as atividades de compreensão e interpretação com textos, relacionando-as aos princípios propostos pela Educação do Campo para um ensino contextualizado às peculiaridades da vida do campo e de cada região. Para tanto, realizamos um levantamento teórico bibliográfico no qual nos embasamos em autores como Koch e Elias (2009), Marcuschi (2010), Arroyo (2004), LDB - Lei nº 9394/96 (1997), entre outros. Para a seleção das atividades desse estudo, utilizamos como fonte de pesquisa o Livro Didático de Língua Portuguesa do 5º ano da coleção Girassol-Saberes e Fazeres do Campo (2012), de autoria de Isabella Carpaneda e Angiolina Bragança. Para análise dos dados, nos embasamos na Análise de Conteúdo na proposta de Bardin (2004). Os dados indicaram que as atividades com textos analisadas no referido livro didático não trazem propostas, nestas atividades, que proporcionem uma relação com a realidade e as especificidades dos alunos do campo. Palavras-chave: Atividades com Textos. Educação do Campo. Livro Didático.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.