Os conteúdos estudados em Química necessitam ter uma conexão com a realidade dos alunos, assim a assimilação do conteúdo interdisciplinando com o cotidiano retrata a importância e remete o devido valor atribuído ao conteúdo estudado gerando cidadãos mais críticos e conscientes da presença e importância da Química em tudo que existe. A pesquisa foi desenvolvida como subsidio de estratégia de Ensino de Química em uma Escola Pública, localizada na cidade de Queimadas-PB. Este trabalho tem como objetivo geral contribuir para a percepção cognitiva dos alunos através dos jogos lúdicos inseridos nos diversos conteúdos do Ensino Médio, uma abordagem crítica e socioambiental de temáticas ambientais relacionadas com o Ensino de Química. A metodologia adotada, buscou proporcionar uma inovação para ensinar de forma mais satisfatória e mais próxima da realidade dos discentes da escola analisada. Os jogos lúdicos no Ensino de Química, podem ser utilizados em salas de aulas pelos professores, com um enfoque na conscientização ambiental, neste sentido o jogo utilizado foi produzido a partir de resíduos que normalmente seriam descartados no meio ambiente e poderiam causar diversos impactos ambientais de diferentes magnitudes. A educação ambiental como é prevista na constituição Federal deve ser inserida em todos os níveis de Ensino, para que no futuro possam-se ter cidadãos conscientes em relação à importância de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. Após a realização do trabalho foi possível perceber a importância das atividades lúdicas no Ensino de Química proporcionando vivências ainda mais motivadoras aos alunos, como propósito de ensino e aprendizagem.