BARROS, Josean Silvano. O olhar docente frente à homossexualidade no contexto escolar. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/16486>. Acesso em: 22/11/2024 05:00
Resumo: A homossexualidade representa algo novo na atualidade desconhecido e muitas vezes indesejável aos padrões culturais das sociedades heteronormativa. Os homossexuais que não se encaixam nesses perfis acabam sofrendo preconceitos passíveis de serem ridicularizadas, desprezadas, vítimas de violências e ódio o qual é chamada de homofobia. Sendo assim, as preocupações com a temática surgiram da experiência profissional na educação e das observações propiciadas pelo trabalho em sala de aula, onde percebemos que os professores/as não estão preparados para lidar com as diferenças identitárias, assim como os alunos/as não são preparados para conviver com as diferenças (no nosso caso, no sentido de gênero). Nessa expectativa o objetivo geral da presente pesquisa é verificar como os professores do Projovem Urbano trabalham o discurso da homossexualidade no contexto escolar. Além de analisar a convivência dos professores com indivíduos homossexuais no ambiente escolar, Identificar possíveis expressões, sutis ou não, preconceituosas por parte dos professores diante da figura do homossexual e investigar as experiências dos educadores com a implementação das diretrizes desse programa marcadas pelo respeito à diferença e compromissadas com a inclusão. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com aplicação de um questionário aos professores/as de escola pública. Diante das falas dos respondentes, percebeu-se a necessidade de capacitação de professores/as no sobre diversidade sexual, propiciando uma revisão nos valores culturais da nossa sociedade, que prioriza a heteronormatividade.