O presente artigo pretende gerar reflexões relacionadas à educação musical inserida no contexto da educação básica, com vistas a alertar os professores de música sobre a necessidade de obtenção de conhecimentos específicos da área da pedagogia, os quais, em consonância com o currículo musical, são necessários na convergência de uma boa prática musical exercida nestes espaços da educação formal. Objetivamos transitar pelos parâmetros e diretrizes que norteiam a educação brasileira, por meio dos documentos oficiais, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, os Referenciais Curriculares para a Educação Infantil e os Parâmetros Curriculares Nacionais. A partir dos documentos propostos, apontaremos questões sobre o uso do currículo apontado para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Além disso, pretendemos explanar as principais tendências pedagógicas presentes nas práticas dos professores que atuam neste contexto, emergindo conceitos capazes de esboçar as distintas possibilidades didáticas inseridas na ação educativa. Após o delineamento da educação básica, iniciaremos a explanação e reflexão sobre o papel da música inserida nestes espaços, gerando um olhar reflexivo sobre a importância do compromisso do profissional musical na área da docência, no que diz respeito a sua formação inicial em consonância com a formação continuada. Sendo assim, também alicerçados nos referenciais e parâmetros, elencaremos propostas curriculares, específicas da música, distintas para cada etapa da educação básica, provocando, com isso, inquietações que objetivem um maior grau de consciência do educador musical sobre como é complexa a educação musical inserida no contexto da educação formal para o século XXI.