MOURA, Maria Do O Ramos De et al.. A piada na sala de aula. Anais II CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/15279>. Acesso em: 24/11/2024 19:19
Este trabalho apresenta uma prática de desenvolvimento das habilidades e capacidades da escrita dos alunos do ensino fundamental II a partir de textos orais no gênero piada. Escolheu-se este nível de ensino porque os índices avaliativos do país em relação às competências linguísticas são significativamente baixos e o IDEB da escola escolhida encontra-se abaixo da meta. A prática apresenta duas justificativas: a primeira, parte do desejo de facilitar o desenvolvimento da escrita e a segunda, por reconhecer a importância deste desenvolvimento para o acesso aos bens culturais, econômicos e à cidadania. Este estudo fundamenta-se na concepção sócio-interacionista da língua e orienta o estudo em torno de textos para desenvolver as capacidades linguísticas sendo assim, conceitua rapidamente o texto, o tipo textual narração e o gênero textual piada. Diante disso, tomou-se como corpus de análise, os textos produzidos pelos alunos. Estes textos foram produzidos ou retextualizados após a “contação” de piadas na forma oral para participar de um concurso de leitura/escrita. Depois, um deles era reescrito coletivamente. Nesta prática, comprovou-se que a retextualização facilita a produção escrita para os alunos, visto que precisa acionar, apenas, as habilidades da escrita, já que a história está pronta e, na reescrita coletiva, os alunos partilham seus conhecimentos, analisando os aspectos do texto. Esta prática revelou-se um trabalho descomplicado, além de motivador e eficaz para o aluno.