Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A COR DOS CANDIDATOS NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU “EDUCAÇÃO E AFRO-BRASILEIROS”.

Palavra-chaves: DISCRIMINAÇÃO, COR, MAGISTÉRIO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação e Relações Etnico-Raciais
"2015-10-14 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15072
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2226
    "inscrito_id" => 74
    "titulo" => "A COR DOS CANDIDATOS NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU “EDUCAÇÃO E AFRO-BRASILEIROS”."
    "resumo" => "A presente pesquisa tem como proposta investigar possíveis fatores que contribuíram para que haja predominância de profissionais negros no curso de especialização Educação e Afro-brasileiros, ministrado em uma universidade pública brasileira. Esta situação é observada em todas as turmas ao longo dos cursos oferecidos desde 2008, totalizando 5 turmas. Decidiu-se, portanto, realizar a presente investigação com a última turma. A pesquisa iniciou com a discussão conceitual e metodológica, passando, em seguida para a coleta, análise e interpretação dos dados obtidos. Os dados foram coletados a partir das fichas de inscrições dos candidatos que participaram da seleção do último curso oferecido naquela modalidade. Esta pesquisa procura trazer uma contribuição para verificar se houve ou não discriminação aos candidatos brancos, tendo em vista o grande número de brancos eliminados na seleção"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação e Relações Etnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "DISCRIMINAÇÃO, COR, MAGISTÉRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA9_ID74_08092015211201.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE MARCOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "J. MARCOS"
    "autor_email" => "mzosilva@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15072
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2226
    "inscrito_id" => 74
    "titulo" => "A COR DOS CANDIDATOS NO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU “EDUCAÇÃO E AFRO-BRASILEIROS”."
    "resumo" => "A presente pesquisa tem como proposta investigar possíveis fatores que contribuíram para que haja predominância de profissionais negros no curso de especialização Educação e Afro-brasileiros, ministrado em uma universidade pública brasileira. Esta situação é observada em todas as turmas ao longo dos cursos oferecidos desde 2008, totalizando 5 turmas. Decidiu-se, portanto, realizar a presente investigação com a última turma. A pesquisa iniciou com a discussão conceitual e metodológica, passando, em seguida para a coleta, análise e interpretação dos dados obtidos. Os dados foram coletados a partir das fichas de inscrições dos candidatos que participaram da seleção do último curso oferecido naquela modalidade. Esta pesquisa procura trazer uma contribuição para verificar se houve ou não discriminação aos candidatos brancos, tendo em vista o grande número de brancos eliminados na seleção"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação e Relações Etnico-Raciais"
    "palavra_chave" => "DISCRIMINAÇÃO, COR, MAGISTÉRIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA9_ID74_08092015211201.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSE MARCOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "J. MARCOS"
    "autor_email" => "mzosilva@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UFF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A presente pesquisa tem como proposta investigar possíveis fatores que contribuíram para que haja predominância de profissionais negros no curso de especialização Educação e Afro-brasileiros, ministrado em uma universidade pública brasileira. Esta situação é observada em todas as turmas ao longo dos cursos oferecidos desde 2008, totalizando 5 turmas. Decidiu-se, portanto, realizar a presente investigação com a última turma. A pesquisa iniciou com a discussão conceitual e metodológica, passando, em seguida para a coleta, análise e interpretação dos dados obtidos. Os dados foram coletados a partir das fichas de inscrições dos candidatos que participaram da seleção do último curso oferecido naquela modalidade. Esta pesquisa procura trazer uma contribuição para verificar se houve ou não discriminação aos candidatos brancos, tendo em vista o grande número de brancos eliminados na seleção

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.