O projeto de extensão A aprendizagem de Geografia Através dos Sentidos: Criando Estratégias
de Cooperação na Construção de Recursos Didáticos Cenográficos tem como objetivo realizar
atividades cinematográficas em escolas inclusivas, ou seja, escolas regulares que têm como
alunos crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência sendo ensinados da mesma forma que os alunos com nenhum tipo de deficiência, com alguma intervenção didática que viabilize a compreensão dos conteúdos. As atividades feitas têm como objetivo aproximar os dois tipos de discentes que convivem na mesma sala de aula. Isso torna-se uma realidade na maioria dos casos pela falta de relação existente entre eles, muitas vezes por falta de meios de comunicação, ou seja: falam linguagens e tem percepções diferenciadas sobre o mundo. Isso estende-se até ao corpo docente, pois este não teve preparo suficiente ou até mesmo nenhum durante a sua formação profissional, e essa falta de orientação segue dentro da própria escola, prejudicando assim o processo de ensinamento e aprendizagem. As tarefas são feitas duas vezes no mês com as turmas inclusivas e tem como metodologia a discussão de filmes e documentários relacionados com o conteúdo de Geografia estudado no momento, ajudando, dessa forma, a compreensão do mesmo com atividades que saem do tradicional, de forma dinâmica. Elas têm como objetivo principal a criação ou fortalecimento de uma relação próxima entre os alunos ouvintes e não ouvintes, melhorando assim a convivência e a aprendizagem e por fim, a produção de um curta-metragem feito pelos mesmos, o qual será a atividade de encerramento do projeto.