Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DOS SENTIDOS: CRIANDO ESTRATÉGIAS DE COOPERAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS CENOGRÁFICOS

Palavra-chaves: INCLUSÃO, GEOGRAFIA, APRENDIZAGEM, ATIVIDADES CINEMATOGRÁFICAS Pôster (PO) / Poster Submission Educação Especial
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15030
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 846
    "inscrito_id" => 2728
    "titulo" => "A APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DOS SENTIDOS: CRIANDO ESTRATÉGIAS DE COOPERAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS CENOGRÁFICOS"
    "resumo" => """
      O projeto de extensão A aprendizagem de Geografia Através dos Sentidos: Criando Estratégias \r\n
      de Cooperação na Construção de Recursos Didáticos Cenográficos tem como objetivo realizar \r\n
      atividades cinematográficas em escolas inclusivas, ou seja, escolas regulares que têm como \r\n
      alunos crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência sendo ensinados da mesma forma que os alunos com nenhum tipo de deficiência, com alguma intervenção didática que viabilize a compreensão dos conteúdos. As atividades feitas têm como objetivo aproximar os dois tipos de discentes que convivem na mesma sala de aula. Isso torna-se uma realidade na maioria dos casos pela falta de relação existente entre eles, muitas vezes por falta de meios de comunicação, ou seja: falam linguagens e tem percepções diferenciadas sobre o mundo. Isso estende-se até ao corpo docente, pois este não teve preparo suficiente ou até mesmo nenhum durante a sua formação profissional, e essa falta de orientação segue dentro da própria escola, prejudicando assim o processo de ensinamento e aprendizagem. As tarefas são feitas duas vezes no mês com as turmas inclusivas e tem como metodologia a discussão de filmes e documentários relacionados com o conteúdo de Geografia estudado no momento, ajudando, dessa forma, a compreensão do mesmo com atividades que saem do tradicional, de forma dinâmica. Elas têm como objetivo principal a criação ou fortalecimento de uma relação próxima entre os alunos ouvintes e não ouvintes, melhorando assim a convivência e a aprendizagem e por fim, a produção de um curta-metragem feito pelos mesmos, o qual será a atividade de encerramento do projeto.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, GEOGRAFIA, APRENDIZAGEM, ATIVIDADES CINEMATOGRÁFICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA7_ID2728_17082015144918.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA MESQUITA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA BARBOSA"
    "autor_email" => "jessicambarbosa0@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15030
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 846
    "inscrito_id" => 2728
    "titulo" => "A APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA ATRAVÉS DOS SENTIDOS: CRIANDO ESTRATÉGIAS DE COOPERAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS CENOGRÁFICOS"
    "resumo" => """
      O projeto de extensão A aprendizagem de Geografia Através dos Sentidos: Criando Estratégias \r\n
      de Cooperação na Construção de Recursos Didáticos Cenográficos tem como objetivo realizar \r\n
      atividades cinematográficas em escolas inclusivas, ou seja, escolas regulares que têm como \r\n
      alunos crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência sendo ensinados da mesma forma que os alunos com nenhum tipo de deficiência, com alguma intervenção didática que viabilize a compreensão dos conteúdos. As atividades feitas têm como objetivo aproximar os dois tipos de discentes que convivem na mesma sala de aula. Isso torna-se uma realidade na maioria dos casos pela falta de relação existente entre eles, muitas vezes por falta de meios de comunicação, ou seja: falam linguagens e tem percepções diferenciadas sobre o mundo. Isso estende-se até ao corpo docente, pois este não teve preparo suficiente ou até mesmo nenhum durante a sua formação profissional, e essa falta de orientação segue dentro da própria escola, prejudicando assim o processo de ensinamento e aprendizagem. As tarefas são feitas duas vezes no mês com as turmas inclusivas e tem como metodologia a discussão de filmes e documentários relacionados com o conteúdo de Geografia estudado no momento, ajudando, dessa forma, a compreensão do mesmo com atividades que saem do tradicional, de forma dinâmica. Elas têm como objetivo principal a criação ou fortalecimento de uma relação próxima entre os alunos ouvintes e não ouvintes, melhorando assim a convivência e a aprendizagem e por fim, a produção de um curta-metragem feito pelos mesmos, o qual será a atividade de encerramento do projeto.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Especial"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, GEOGRAFIA, APRENDIZAGEM, ATIVIDADES CINEMATOGRÁFICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA7_ID2728_17082015144918.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA MESQUITA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA BARBOSA"
    "autor_email" => "jessicambarbosa0@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O projeto de extensão A aprendizagem de Geografia Através dos Sentidos: Criando Estratégias de Cooperação na Construção de Recursos Didáticos Cenográficos tem como objetivo realizar atividades cinematográficas em escolas inclusivas, ou seja, escolas regulares que têm como alunos crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência sendo ensinados da mesma forma que os alunos com nenhum tipo de deficiência, com alguma intervenção didática que viabilize a compreensão dos conteúdos. As atividades feitas têm como objetivo aproximar os dois tipos de discentes que convivem na mesma sala de aula. Isso torna-se uma realidade na maioria dos casos pela falta de relação existente entre eles, muitas vezes por falta de meios de comunicação, ou seja: falam linguagens e tem percepções diferenciadas sobre o mundo. Isso estende-se até ao corpo docente, pois este não teve preparo suficiente ou até mesmo nenhum durante a sua formação profissional, e essa falta de orientação segue dentro da própria escola, prejudicando assim o processo de ensinamento e aprendizagem. As tarefas são feitas duas vezes no mês com as turmas inclusivas e tem como metodologia a discussão de filmes e documentários relacionados com o conteúdo de Geografia estudado no momento, ajudando, dessa forma, a compreensão do mesmo com atividades que saem do tradicional, de forma dinâmica. Elas têm como objetivo principal a criação ou fortalecimento de uma relação próxima entre os alunos ouvintes e não ouvintes, melhorando assim a convivência e a aprendizagem e por fim, a produção de um curta-metragem feito pelos mesmos, o qual será a atividade de encerramento do projeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.