Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

ASSOCIAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E COMPETÊNCIA MOTORA EM ESCOLARES

Palavra-chaves: ÍNDICE DE MASSA CORPORAL, COMPETÊNCIA MOTORA, ESCOLARES Pôster (PO) Comportamento Motor
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1481
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 91
    "inscrito_id" => 243
    "titulo" => "ASSOCIAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E COMPETÊNCIA MOTORA EM ESCOLARES"
    "resumo" => "O excesso de peso em crianças pode provocar uma série de limitações físico-mecânicas para o movimento, o que pode contribuir para um pior desempenho em habilidades motoras. Alguns estudos verificaram haver correlações negativas entre o IMC e o desempenho motor de escolares, mas outros estudos não. Considerando a divergência de resultados, o presente estudo tem como objetivo verificar a associação entre o índice de massa corporal (IMC) e o desempenho em habilidades motoras fundamentais nas faixas etárias da segunda infância. A amostra foi constituída por 94 crianças com idade de 7 a 10 anos (7 anos, n=18; 8 anos, n=38; 9 anos, n=17; 10 anos, n=22), estudantes de uma escola da rede municipal de ensino da cidade do Recife. O desempenho motor foi avaliado por meio de cinco tarefas, sendo duas de controle de objetos e três tarefas de equilíbrio: 1. Arremessar uma bola na parede e segurar com as mãos (pontuação= número de acertos em 10 tentativas); 2. Lançar saquinho de feijão ao alvo (pontuação= número de acertos em 10 tentativas): 3. Equilíbrio sobre a prancha com uma perna (pontuação= maior tempo obtido em quatro tentativas, sendo duas tentativas por perna); 4. Andar sobre a linha (pontuação= maior número de passos corretos e consecutivos de duas tentativas) e, 5. Saltito em esteiras (pontuação= maior número de saltos corretos e consecutivos, sendo duas tentativas por perna). Foram feitas medidas de estatura e massa, a partir das quais foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC). O teste de Spearman mostrou haver correlação negativa entre IMC e a habilidade de andar sobre a linha (p=0,029; r= -0,467) e a habilidade de saltito em esteiras (p=0,018; r= -0,498), ambos apenas aos 10 anos de idade. Nesta amostra de crianças, apenas entre as mais velhas houve associação entre o IMC mais alto e pior desempenho em habilidades de equilíbrio dinâmico. Tal fenômeno pode ser explicado porque o IMC elevado pode representar uma restrição estrutural importante para a competência motora."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Comportamento  Motor"
    "palavra_chave" => "ÍNDICE DE MASSA CORPORAL, COMPETÊNCIA MOTORA, ESCOLARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAM VICTOR DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LUAM SOUZA"
    "autor_email" => "luamvictor@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1481
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 91
    "inscrito_id" => 243
    "titulo" => "ASSOCIAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E COMPETÊNCIA MOTORA EM ESCOLARES"
    "resumo" => "O excesso de peso em crianças pode provocar uma série de limitações físico-mecânicas para o movimento, o que pode contribuir para um pior desempenho em habilidades motoras. Alguns estudos verificaram haver correlações negativas entre o IMC e o desempenho motor de escolares, mas outros estudos não. Considerando a divergência de resultados, o presente estudo tem como objetivo verificar a associação entre o índice de massa corporal (IMC) e o desempenho em habilidades motoras fundamentais nas faixas etárias da segunda infância. A amostra foi constituída por 94 crianças com idade de 7 a 10 anos (7 anos, n=18; 8 anos, n=38; 9 anos, n=17; 10 anos, n=22), estudantes de uma escola da rede municipal de ensino da cidade do Recife. O desempenho motor foi avaliado por meio de cinco tarefas, sendo duas de controle de objetos e três tarefas de equilíbrio: 1. Arremessar uma bola na parede e segurar com as mãos (pontuação= número de acertos em 10 tentativas); 2. Lançar saquinho de feijão ao alvo (pontuação= número de acertos em 10 tentativas): 3. Equilíbrio sobre a prancha com uma perna (pontuação= maior tempo obtido em quatro tentativas, sendo duas tentativas por perna); 4. Andar sobre a linha (pontuação= maior número de passos corretos e consecutivos de duas tentativas) e, 5. Saltito em esteiras (pontuação= maior número de saltos corretos e consecutivos, sendo duas tentativas por perna). Foram feitas medidas de estatura e massa, a partir das quais foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC). O teste de Spearman mostrou haver correlação negativa entre IMC e a habilidade de andar sobre a linha (p=0,029; r= -0,467) e a habilidade de saltito em esteiras (p=0,018; r= -0,498), ambos apenas aos 10 anos de idade. Nesta amostra de crianças, apenas entre as mais velhas houve associação entre o IMC mais alto e pior desempenho em habilidades de equilíbrio dinâmico. Tal fenômeno pode ser explicado porque o IMC elevado pode representar uma restrição estrutural importante para a competência motora."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Comportamento  Motor"
    "palavra_chave" => "ÍNDICE DE MASSA CORPORAL, COMPETÊNCIA MOTORA, ESCOLARES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUAM VICTOR DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "LUAM SOUZA"
    "autor_email" => "luamvictor@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

O excesso de peso em crianças pode provocar uma série de limitações físico-mecânicas para o movimento, o que pode contribuir para um pior desempenho em habilidades motoras. Alguns estudos verificaram haver correlações negativas entre o IMC e o desempenho motor de escolares, mas outros estudos não. Considerando a divergência de resultados, o presente estudo tem como objetivo verificar a associação entre o índice de massa corporal (IMC) e o desempenho em habilidades motoras fundamentais nas faixas etárias da segunda infância. A amostra foi constituída por 94 crianças com idade de 7 a 10 anos (7 anos, n=18; 8 anos, n=38; 9 anos, n=17; 10 anos, n=22), estudantes de uma escola da rede municipal de ensino da cidade do Recife. O desempenho motor foi avaliado por meio de cinco tarefas, sendo duas de controle de objetos e três tarefas de equilíbrio: 1. Arremessar uma bola na parede e segurar com as mãos (pontuação= número de acertos em 10 tentativas); 2. Lançar saquinho de feijão ao alvo (pontuação= número de acertos em 10 tentativas): 3. Equilíbrio sobre a prancha com uma perna (pontuação= maior tempo obtido em quatro tentativas, sendo duas tentativas por perna); 4. Andar sobre a linha (pontuação= maior número de passos corretos e consecutivos de duas tentativas) e, 5. Saltito em esteiras (pontuação= maior número de saltos corretos e consecutivos, sendo duas tentativas por perna). Foram feitas medidas de estatura e massa, a partir das quais foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC). O teste de Spearman mostrou haver correlação negativa entre IMC e a habilidade de andar sobre a linha (p=0,029; r= -0,467) e a habilidade de saltito em esteiras (p=0,018; r= -0,498), ambos apenas aos 10 anos de idade. Nesta amostra de crianças, apenas entre as mais velhas houve associação entre o IMC mais alto e pior desempenho em habilidades de equilíbrio dinâmico. Tal fenômeno pode ser explicado porque o IMC elevado pode representar uma restrição estrutural importante para a competência motora.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.