Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

SISTEMATIZANDO AS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA VIVÊNCIA LÚDICA COM UM NOVO OLHAR PEDAGÓGICO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, LUTAS, SISTEMATIZAÇÃO Relato de Experiência (RE) Formação do Profissional de Educação Física
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1524
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 200
    "inscrito_id" => 454
    "titulo" => "SISTEMATIZANDO AS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA VIVÊNCIA LÚDICA COM UM NOVO OLHAR PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "O presente relato tem como objetivo descrever e fazer uma análise crítica da experiência vivenciada em aulas aplicadas na Escola Municipal Prof. Ascendino de Almeida. O trabalho refere-se a experiência realizada na disciplina de “Educação Física no Ensino Fundamental” cursada no primeiro semestre de 2012. A experiência consistiu em planejar e aplicar três aulas, nas quais ficassem evidente a sistematização do conteúdo Jogos ou Lutas para uma turma do Ensino Fundamental. O conteúdo escolhido pelo grupo (graduandos de Educação Física - Licenciatura no 5º período) foi o conteúdo Lutas, com foco no Judô. Os temas das aulas foram: Leãozinho, Puxa-puxa e Casulo, respectivamente, tudo isso partindo de uma base teórica sobre os assuntos. As aulas foram ministradas nos dias 11 e 12/06/2012, para uma turma com média de 30 alunos, contendo um aluno com deficiência intelectual, do 2º ano do Ensino Fundamental, com crianças com faixa etária de 7 e 8 anos. .No geral, cremos que nosso objetivo de mostrar que é possível aplicar aulas proveitosas, atrativas e interessantes foi alcançado. As três aulas ministradas nos permitiu mostrar e acreditar que é possível utilizar o conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física escolar, conhecer e vivenciar a realidade de uma escola pública municipal de Natal, diminuindo certos preconceitos quanto à mesma, ver sua prática pedagógica, no que se refere ao processo educacional, compreender e analisar a importância da sistematização e dos aspectos didático-metodológicos da Educação Física, de se ter variedades de recursos didáticos e de uma relação exitosa professor/alunos. Essa atividade definitivamente foi de suma valia e com certeza, contribuiu de forma significativa para a nossa formação. Vimos o quanto é necessário aliar o conhecimento teórico com as experiências empíricas. Não é fácil, mas quando há preparação, planejamento, as coisas se tornam possíveis de se realizarem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, LUTAS, SISTEMATIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA DE ANDRADE PINHEIRO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA PINHEIRO"
    "autor_email" => "rafinhapinheiro_@hotmail."
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1524
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 200
    "inscrito_id" => 454
    "titulo" => "SISTEMATIZANDO AS LUTAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA VIVÊNCIA LÚDICA COM UM NOVO OLHAR PEDAGÓGICO"
    "resumo" => "O presente relato tem como objetivo descrever e fazer uma análise crítica da experiência vivenciada em aulas aplicadas na Escola Municipal Prof. Ascendino de Almeida. O trabalho refere-se a experiência realizada na disciplina de “Educação Física no Ensino Fundamental” cursada no primeiro semestre de 2012. A experiência consistiu em planejar e aplicar três aulas, nas quais ficassem evidente a sistematização do conteúdo Jogos ou Lutas para uma turma do Ensino Fundamental. O conteúdo escolhido pelo grupo (graduandos de Educação Física - Licenciatura no 5º período) foi o conteúdo Lutas, com foco no Judô. Os temas das aulas foram: Leãozinho, Puxa-puxa e Casulo, respectivamente, tudo isso partindo de uma base teórica sobre os assuntos. As aulas foram ministradas nos dias 11 e 12/06/2012, para uma turma com média de 30 alunos, contendo um aluno com deficiência intelectual, do 2º ano do Ensino Fundamental, com crianças com faixa etária de 7 e 8 anos. .No geral, cremos que nosso objetivo de mostrar que é possível aplicar aulas proveitosas, atrativas e interessantes foi alcançado. As três aulas ministradas nos permitiu mostrar e acreditar que é possível utilizar o conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física escolar, conhecer e vivenciar a realidade de uma escola pública municipal de Natal, diminuindo certos preconceitos quanto à mesma, ver sua prática pedagógica, no que se refere ao processo educacional, compreender e analisar a importância da sistematização e dos aspectos didático-metodológicos da Educação Física, de se ter variedades de recursos didáticos e de uma relação exitosa professor/alunos. Essa atividade definitivamente foi de suma valia e com certeza, contribuiu de forma significativa para a nossa formação. Vimos o quanto é necessário aliar o conhecimento teórico com as experiências empíricas. Não é fácil, mas quando há preparação, planejamento, as coisas se tornam possíveis de se realizarem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, LUTAS, SISTEMATIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAELA DE ANDRADE PINHEIRO OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "RAFAELA PINHEIRO"
    "autor_email" => "rafinhapinheiro_@hotmail."
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

O presente relato tem como objetivo descrever e fazer uma análise crítica da experiência vivenciada em aulas aplicadas na Escola Municipal Prof. Ascendino de Almeida. O trabalho refere-se a experiência realizada na disciplina de “Educação Física no Ensino Fundamental” cursada no primeiro semestre de 2012. A experiência consistiu em planejar e aplicar três aulas, nas quais ficassem evidente a sistematização do conteúdo Jogos ou Lutas para uma turma do Ensino Fundamental. O conteúdo escolhido pelo grupo (graduandos de Educação Física - Licenciatura no 5º período) foi o conteúdo Lutas, com foco no Judô. Os temas das aulas foram: Leãozinho, Puxa-puxa e Casulo, respectivamente, tudo isso partindo de uma base teórica sobre os assuntos. As aulas foram ministradas nos dias 11 e 12/06/2012, para uma turma com média de 30 alunos, contendo um aluno com deficiência intelectual, do 2º ano do Ensino Fundamental, com crianças com faixa etária de 7 e 8 anos. .No geral, cremos que nosso objetivo de mostrar que é possível aplicar aulas proveitosas, atrativas e interessantes foi alcançado. As três aulas ministradas nos permitiu mostrar e acreditar que é possível utilizar o conteúdo Lutas nas aulas de Educação Física escolar, conhecer e vivenciar a realidade de uma escola pública municipal de Natal, diminuindo certos preconceitos quanto à mesma, ver sua prática pedagógica, no que se refere ao processo educacional, compreender e analisar a importância da sistematização e dos aspectos didático-metodológicos da Educação Física, de se ter variedades de recursos didáticos e de uma relação exitosa professor/alunos. Essa atividade definitivamente foi de suma valia e com certeza, contribuiu de forma significativa para a nossa formação. Vimos o quanto é necessário aliar o conhecimento teórico com as experiências empíricas. Não é fácil, mas quando há preparação, planejamento, as coisas se tornam possíveis de se realizarem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.