Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO, ESCOLA, CRIANÇAS Pôster (PO) Comportamento Motor
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Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

Introdução: O interesse em discutir essa temática, surgiu a partir de observações em aulas de Educação Física, onde as crianças demonstravam, dificuldades de relacionamento, sendo agressivas uma com as outras e com suas professoras, mudanças com situações de competição, tendo que lidar com a vitória ou com a derrota, e quando sentiam dificuldade de realizar algum movimento. O objetivo com a realização deste estudo pretendeu-se analisar o desenvolvimento das dimensões psicológicas e sócias a partir da vivência de aulas de Educação Física de dezenove crianças entre cinco e seis anos. A metodologia Realizou-se a partir desse objetivo a elaboração das seguintes questões: a) Até que ponto a prática de Educação Física interfere no convívio sócio-cultural das crianças? b) Quais aspectos psicológicos que mais se manifestam durante as aulas? c) Quais as causas dessas manifestações psicológicas e sociais? Os instrumentos utilizados na pesquisa consistiram de observação dos participantes e entrevista semi-estruturada. Sendo os dados analisados de acordo com a realidade observada. De acordo com os resultados é verdade que baseado nesta pesquisa podemos perceber que o comportamento das crianças é um espelho das condições sociais que elas vivem, e que para se ter um resultado melhor teríamos que modificar a estrutura da sociedade. Porém, a professora de sala nos ressaltou, que existe na Creche reuniões com as famílias das crianças, todavia estas reuniões não estão relacionadas com os aspectos sociais e psicológicos, e sim com comemorações de datas festivas e normas da Creche que devem ser seguidas pelos pais. O maior problema que as crianças da Creche Dr. João Moura enfrentam é que elas são envolvidas nos problemas dos adultos, ou seja, elas são influenciadas pelo meio social que vivem, atingindo dessa forma o seu psicológico, porém podemos detectar que quando com concepções de aulas abertas, as crianças são envolvidas pela ludicidade e se comportam como crianças, e não como adulto precoce que absorvem os seus problemas. Percebemos também, durante a nossa pesquisa que está é uma realidade bastante antiga na Creche Dr. João Moura, esses problemas sociais e psicológicos vem ocorrendo há muito tempo, como a professora de sala mesmo nos relatou, ela tem uma grande experiência na Creche tendo em vista que ela trabalha há 25 anos na instituição, e lida com esses problemas há muito tempo. Pode-se concluir que se constata que Educação Física contribui no ensino infantil e como os seus conteúdos e sua metodologia favorecem na aprendizagem das crianças principalmente na melhora dos aspectos psicológicos, e que isto é melhor observado quando trabalharmos com atividades que a criança tem que usar sua criatividade.

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