O presente trabalho constitui-se numa experiência realizada na Disciplina: Estudos Teóricos e Metodológicos em História, no curso de Licenciatura plena em Pedagogia do Instituto de Ensino Superior Múltiplo, na cidade Timon-Ma. Discute a inserção de novas fontes documentais da historiografia brasileira nas salas de aulas, como fonte possibilitadora da reconstituição dos fatos, ocorridos no cotidiano das cidades de Teresina (PI) e Timon (MA) em meados dos anos 1990. Esta experiência tem abordagem na Nova História, com ênfase na História cultural e oral, sendo fundamentada teoricamente em Burke (1992), Pollack (1992), Halbwackcs (2002), Chatier (2000). Buscamos estabelecer análise quanto ao uso em sala de aula, de dois jornais de circulação na capital piauiense no ano de 1992, verificando assim os discursos que emanavam destes, quanto a suposta participação de um timonense, Zaratustra Yascára Douglas, em crimes na cidade de Timon(MA), Teresina(PI) e outras cidades brasileiras, fizemos análises entrecruzando com as estruturas política, econômica, social, cultural de Timon e do cenário nacional, fizemos à posterior socialização de resultados que culminaram na produção escrita. Em face de seu caráter teórico e metodológico proposto na sala de aula de História, percebeu-se que o trabalho possibilitou uma profícua compreensão das sociabilidades Timonenses e Teresinenses, diante das disputas de memórias tecidas.