COSTA, Frederico Jorge Ferreira. Tópicos sobre alienação e educação. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/225>. Acesso em: 23/12/2024 01:29
Este artigo é produto de um grupo de estudos de educadores sobre a problemática da alienação e seus possíveis desdobramentos no campo educacional. Procurou-se por meio da pesquisa teórico-bibliográfica e utilizando o método da leitura imanente identificar a materialidade da alienação enquanto processo histórico-social. O texto divide-se em três momentos básicos. Primeiro, um percurso sintético sobre as diversas formas de apreensão do complexo social da alienação. Segundo, a identificação marxiana dos fundamentos da alienação no processo de produção da vida material da sociedade. Terceiro, a tentativa de identificar os aspectos alienantes da práxis educativa. Como resultado verificou-se que a práxis educativa produz e reproduz alienação na esfera de constituir individualidades por meio da apropriação de objetivações que são barreiras ao desenvolvimento das potencialidades humanas; a práxis educativa, em sua própria efetivação, na relação entre os diversos sujeitos educativos, produz e reproduz relações de alienação.