Artigo Anais do 22º Encontro Nacional de Estudantes do Campo de Públicas

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-073-8

A POLÍTICA DE PLATAFORMAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO: CONTEXTO, IMPLEMENTAÇÃO E EFEITOS

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Publicado em 12 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo explorar a implementação das plataformas digitais na rede pública de educação do estado de São Paulo e os seus impactos. O programa, chamado Projeto de Apoio a Tecnologia e Inovação (PROATEC), foi iniciado durante a pandemia de Covid-19, em um período em que a sociedade buscava soluções para minimizar os efeitos do isolamento social no contexto escolar. Esse momento acentuou as questões na educação pública, pois as escolas públicas careciam de recursos tecnológicos e estrutura para o ensino remoto, principalmente para a população social e economicamente vulnerável. Para fins de investigação empírica, a pesquisa utilizou entrevistas e questionários aplicados em uma escola estadual em São Paulo, com uma análise qualitativa de dados primários, e a partir de publicações científicas sobre o tema. Os resultados revelaram que o programa de inclusão digital foi conduzido de forma arbitrária pelo governo do estado, excluindo comunidades escolares e especialistas do processo de elaboração e implementação (MARQUES, 2022, p. 95). De forma preocupante, a formulação de conteúdos e processos pedagógicos foi transferida para empresas privadas de tecnologia. A análise dos dados mostra que, ao invés do ganho educacional esperado, a iniciativa está ligada a efeitos negativos na comunidade escolar, com professores buscando preservar sua autonomia didática e alunos demonstrando uma crescente dificuldade de assimilação do conteúdo.

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