Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, PENSAMENTO ALGÉBRICO, INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS Pôster (PO) 02 - História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)
"2012-11-23 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1224
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 238
    "inscrito_id" => 220
    "titulo" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "No presente trabalho nos propomos a apresentar os resultados parciais de uma investigação vinculada ao componente curricular História da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – Campus VI em Monteiro-PB. Nesse trabalho apresentamos resultados de um processo de investigação matemática, tendo como motivação a História da Matemática, envolvendo o desenvolvimento do pensamento algébrico como ferramenta para resolução de problemas dos futuros professores. De acordo com Ponte (2009) a álgebra constitui importante campo da Matemática, essa importância sempre lhe conferiu lugar especial no currículo de Matemática da Educação Básica, no entanto, segundo o autor nas  últimas décadas, em todo mundo, tem se intensificado o debate acerca do ensino e aprendizagem da álgebra na Escola Básica. Como tema fundamental nessas discussões, se apresenta o desenvolvimento do pensamento algébrico por parte dos estudantes. Em nosso trabalho trazemos uma experiência realizada na disciplina História da Matemática da Licenciatura em Matemática, onde os futuros professores são levados a refletir sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico ao longo da História da humanidade. Para isso, propomos uma investigação matemática no sentido de Ponte (2003), onde abordamos algumas produções relacionadas a Diofanto de Alexandria, além de alguns problemas históricos contidos na Antologia Grega, ao investigar esses problemas, os futuros professores são levados a experimentar diferentes formas de raciocínio algébrico no processo de resolução dos problemas, segundo Harper (1987) apud Lins e Gimenez (1997). Em nosso trabalho a História é entendida como um agente de cognição na Matemática, conforme Mendes (2008). Durante a resolução dos problemas percebemos que quando os futuros professores são levados a pensar a solução com um estratégias algébricas que valorizem o raciocínio livre, próxima da ideia de álgebra retórica há uma tendência em alguns futuros professores para despertarem a criatividade, podendo redescobrir resultados, formular conjecturas e buscar soluções diversas para um mesmo problema. O trabalho mostra o potencial da História da Matemática como ferramenta pedagógica para desenvolver o pensamento algébrico dos futuros professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "02 - História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, PENSAMENTO ALGÉBRICO, INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_220.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HIRANEZ JUANITA SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HIRANEZ"
    "autor_email" => "nessa_juanita@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1224
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 238
    "inscrito_id" => 220
    "titulo" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "No presente trabalho nos propomos a apresentar os resultados parciais de uma investigação vinculada ao componente curricular História da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – Campus VI em Monteiro-PB. Nesse trabalho apresentamos resultados de um processo de investigação matemática, tendo como motivação a História da Matemática, envolvendo o desenvolvimento do pensamento algébrico como ferramenta para resolução de problemas dos futuros professores. De acordo com Ponte (2009) a álgebra constitui importante campo da Matemática, essa importância sempre lhe conferiu lugar especial no currículo de Matemática da Educação Básica, no entanto, segundo o autor nas  últimas décadas, em todo mundo, tem se intensificado o debate acerca do ensino e aprendizagem da álgebra na Escola Básica. Como tema fundamental nessas discussões, se apresenta o desenvolvimento do pensamento algébrico por parte dos estudantes. Em nosso trabalho trazemos uma experiência realizada na disciplina História da Matemática da Licenciatura em Matemática, onde os futuros professores são levados a refletir sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico ao longo da História da humanidade. Para isso, propomos uma investigação matemática no sentido de Ponte (2003), onde abordamos algumas produções relacionadas a Diofanto de Alexandria, além de alguns problemas históricos contidos na Antologia Grega, ao investigar esses problemas, os futuros professores são levados a experimentar diferentes formas de raciocínio algébrico no processo de resolução dos problemas, segundo Harper (1987) apud Lins e Gimenez (1997). Em nosso trabalho a História é entendida como um agente de cognição na Matemática, conforme Mendes (2008). Durante a resolução dos problemas percebemos que quando os futuros professores são levados a pensar a solução com um estratégias algébricas que valorizem o raciocínio livre, próxima da ideia de álgebra retórica há uma tendência em alguns futuros professores para despertarem a criatividade, podendo redescobrir resultados, formular conjecturas e buscar soluções diversas para um mesmo problema. O trabalho mostra o potencial da História da Matemática como ferramenta pedagógica para desenvolver o pensamento algébrico dos futuros professores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "02 - História e Filosofia da Matemática e da Educação Matemática (HFEM)"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, PENSAMENTO ALGÉBRICO, INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_220.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HIRANEZ JUANITA SOARES DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "HIRANEZ"
    "autor_email" => "nessa_juanita@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de novembro de 2012

Resumo

No presente trabalho nos propomos a apresentar os resultados parciais de uma investigação vinculada ao componente curricular História da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual da Paraíba – Campus VI em Monteiro-PB. Nesse trabalho apresentamos resultados de um processo de investigação matemática, tendo como motivação a História da Matemática, envolvendo o desenvolvimento do pensamento algébrico como ferramenta para resolução de problemas dos futuros professores. De acordo com Ponte (2009) a álgebra constitui importante campo da Matemática, essa importância sempre lhe conferiu lugar especial no currículo de Matemática da Educação Básica, no entanto, segundo o autor nas últimas décadas, em todo mundo, tem se intensificado o debate acerca do ensino e aprendizagem da álgebra na Escola Básica. Como tema fundamental nessas discussões, se apresenta o desenvolvimento do pensamento algébrico por parte dos estudantes. Em nosso trabalho trazemos uma experiência realizada na disciplina História da Matemática da Licenciatura em Matemática, onde os futuros professores são levados a refletir sobre o desenvolvimento do pensamento algébrico ao longo da História da humanidade. Para isso, propomos uma investigação matemática no sentido de Ponte (2003), onde abordamos algumas produções relacionadas a Diofanto de Alexandria, além de alguns problemas históricos contidos na Antologia Grega, ao investigar esses problemas, os futuros professores são levados a experimentar diferentes formas de raciocínio algébrico no processo de resolução dos problemas, segundo Harper (1987) apud Lins e Gimenez (1997). Em nosso trabalho a História é entendida como um agente de cognição na Matemática, conforme Mendes (2008). Durante a resolução dos problemas percebemos que quando os futuros professores são levados a pensar a solução com um estratégias algébricas que valorizem o raciocínio livre, próxima da ideia de álgebra retórica há uma tendência em alguns futuros professores para despertarem a criatividade, podendo redescobrir resultados, formular conjecturas e buscar soluções diversas para um mesmo problema. O trabalho mostra o potencial da História da Matemática como ferramenta pedagógica para desenvolver o pensamento algébrico dos futuros professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.