EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E NOVOS OLHARES PARA A PRÁTICA DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 126382 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3382 "inscrito_id" => 9039 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E NOVOS OLHARES PARA A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Atualmente, a Educação Infantil é considerada a “primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade” (Brasil, 1996, p. 83). Embora a Educação Infantil contribua para o desenvolvimento de processos que serão essenciais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o papel dessa etapa não é antecipá-los. No entanto, muitas vezes nos deparamos com uma realidade totalmente distinta, em que a Educação Infantil tem seu currículo marcado por conteúdos disciplinares ou, então, tem sido vista como uma forma de “passatempo” para as crianças. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo compreender o percurso histórico da Educação Infantil e sua influência na construção da visão sobre o papel do professor nessa etapa da escolarização. Metodologicamente, este trabalho tem caráter qualitativo, fundamentado em pesquisa bibliográfica (Lakatos e Marconi, 1985). As fontes utilizadas para o levantamento bibliográfico incluem livros físicos e virtuais, além de trabalhos acadêmicos correlacionados às instituições públicas de ensino superior que abordam a temática em questão. As bases teóricas estão alicerçadas, principalmente, nas concepções de Arce (2002), que atua com a temática da Educação Infantil. Mediante as reflexões apresentadas, é possível identificar o quanto a Educação Infantil deve ser tratada com seriedade. É fundamental que o corpo docente participe regularmente de formações, promovendo discussões sobre a política nacional, para que o campo pedagógico possa assumir um compromisso efetivo com a educação da criança pequena. Afinal, o trabalho com crianças e famílias em contextos educativos envolve uma série de capacidades inter-relacionais complexas, que devem ser desenvolvidas tanto na formação inicial quanto na formação continuada, a que os profissionais têm direito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9039_TB3382_15102025083640.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELY HANNAH ALENCAR DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "DANIELY" "autor_email" => "daniely.alencardh@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 126382 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3382 "inscrito_id" => 9039 "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E NOVOS OLHARES PARA A PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "Atualmente, a Educação Infantil é considerada a “primeira etapa da Educação Básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de zero a cinco anos de idade” (Brasil, 1996, p. 83). Embora a Educação Infantil contribua para o desenvolvimento de processos que serão essenciais nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o papel dessa etapa não é antecipá-los. No entanto, muitas vezes nos deparamos com uma realidade totalmente distinta, em que a Educação Infantil tem seu currículo marcado por conteúdos disciplinares ou, então, tem sido vista como uma forma de “passatempo” para as crianças. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo compreender o percurso histórico da Educação Infantil e sua influência na construção da visão sobre o papel do professor nessa etapa da escolarização. Metodologicamente, este trabalho tem caráter qualitativo, fundamentado em pesquisa bibliográfica (Lakatos e Marconi, 1985). As fontes utilizadas para o levantamento bibliográfico incluem livros físicos e virtuais, além de trabalhos acadêmicos correlacionados às instituições públicas de ensino superior que abordam a temática em questão. As bases teóricas estão alicerçadas, principalmente, nas concepções de Arce (2002), que atua com a temática da Educação Infantil. Mediante as reflexões apresentadas, é possível identificar o quanto a Educação Infantil deve ser tratada com seriedade. É fundamental que o corpo docente participe regularmente de formações, promovendo discussões sobre a política nacional, para que o campo pedagógico possa assumir um compromisso efetivo com a educação da criança pequena. Afinal, o trabalho com crianças e famílias em contextos educativos envolve uma série de capacidades inter-relacionais complexas, que devem ser desenvolvidas tanto na formação inicial quanto na formação continuada, a que os profissionais têm direito." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID9039_TB3382_15102025083640.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELY HANNAH ALENCAR DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "DANIELY" "autor_email" => "daniely.alencardh@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }