Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O COMPROMISSO NACIONAL DA CRIANÇA ALFABETIZADA E E A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA MUNICIPAL MARIA CATARINA BARBOSA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125574
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1639
    "inscrito_id" => 6461
    "titulo" => "O COMPROMISSO NACIONAL DA CRIANÇA ALFABETIZADA E E A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA MUNICIPAL MARIA CATARINA BARBOSA"
    "resumo" => "Essa investigação foca na implementação do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA) na Escola Municipal Maria Catarina Barbosa, localizada em Juiz de Fora, Minas Geais. O CNCA é uma política pública de avaliação da alfabetização instituida pelo MEC e passou a ser aplicada na escola pesquisada em 2024. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar os resultados do CNCA para essa escola no que se refere à leitura, escrita e fluência leitura, com foco nas avaliações aplicadas para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental – Ciclo 1. Esta pesquisa é um estudo de caso de abordagem quantitativa, fundamentado em dados sobre o desempenho dos alunos da escola ao longo do ano de 2024. Os resultados estão divididos por habilidades, por escola, turma e aluno, o que nos permite realizar a análise comparativa entre as habilidades da BNCC e o desempenho dos alunos em cada uma delas. Com isso, podemos indicar quais habilidades há defasagem na escola e construir ações para priorizá-las. Nosso embasamento metodológico e teórico estão fundados em Moreira (1998; 2001); Cury, Reis, Zanardi (2019); Luckesi (1990; 2002); Esteban e Fetzner (2015) e Rocha e Fontes-Martins (2014). Os resultados mostraram que a escola em análise apresentou baixo desempenho nos resultados do CNCA e que há déficts em fluência leitura e dificuldades com a escrita, que nos possibilita replanejar as ações no sentido de melhorar o desempenho dos alunos no que se refere à defazagem a presentada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6461_TB1639_21102025163658.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA ALICE JANUZZI MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA"
    "autor_email" => "robertajanuzzi308@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS (UCP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125574
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1639
    "inscrito_id" => 6461
    "titulo" => "O COMPROMISSO NACIONAL DA CRIANÇA ALFABETIZADA E E A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA MUNICIPAL MARIA CATARINA BARBOSA"
    "resumo" => "Essa investigação foca na implementação do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA) na Escola Municipal Maria Catarina Barbosa, localizada em Juiz de Fora, Minas Geais. O CNCA é uma política pública de avaliação da alfabetização instituida pelo MEC e passou a ser aplicada na escola pesquisada em 2024. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar os resultados do CNCA para essa escola no que se refere à leitura, escrita e fluência leitura, com foco nas avaliações aplicadas para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental – Ciclo 1. Esta pesquisa é um estudo de caso de abordagem quantitativa, fundamentado em dados sobre o desempenho dos alunos da escola ao longo do ano de 2024. Os resultados estão divididos por habilidades, por escola, turma e aluno, o que nos permite realizar a análise comparativa entre as habilidades da BNCC e o desempenho dos alunos em cada uma delas. Com isso, podemos indicar quais habilidades há defasagem na escola e construir ações para priorizá-las. Nosso embasamento metodológico e teórico estão fundados em Moreira (1998; 2001); Cury, Reis, Zanardi (2019); Luckesi (1990; 2002); Esteban e Fetzner (2015) e Rocha e Fontes-Martins (2014). Os resultados mostraram que a escola em análise apresentou baixo desempenho nos resultados do CNCA e que há déficts em fluência leitura e dificuldades com a escrita, que nos possibilita replanejar as ações no sentido de melhorar o desempenho dos alunos no que se refere à defazagem a presentada."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6461_TB1639_21102025163658.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROBERTA ALICE JANUZZI MARTINS"
    "autor_nome_curto" => "ROBERTA"
    "autor_email" => "robertajanuzzi308@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS (UCP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Essa investigação foca na implementação do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA) na Escola Municipal Maria Catarina Barbosa, localizada em Juiz de Fora, Minas Geais. O CNCA é uma política pública de avaliação da alfabetização instituida pelo MEC e passou a ser aplicada na escola pesquisada em 2024. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar os resultados do CNCA para essa escola no que se refere à leitura, escrita e fluência leitura, com foco nas avaliações aplicadas para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental – Ciclo 1. Esta pesquisa é um estudo de caso de abordagem quantitativa, fundamentado em dados sobre o desempenho dos alunos da escola ao longo do ano de 2024. Os resultados estão divididos por habilidades, por escola, turma e aluno, o que nos permite realizar a análise comparativa entre as habilidades da BNCC e o desempenho dos alunos em cada uma delas. Com isso, podemos indicar quais habilidades há defasagem na escola e construir ações para priorizá-las. Nosso embasamento metodológico e teórico estão fundados em Moreira (1998; 2001); Cury, Reis, Zanardi (2019); Luckesi (1990; 2002); Esteban e Fetzner (2015) e Rocha e Fontes-Martins (2014). Os resultados mostraram que a escola em análise apresentou baixo desempenho nos resultados do CNCA e que há déficts em fluência leitura e dificuldades com a escrita, que nos possibilita replanejar as ações no sentido de melhorar o desempenho dos alunos no que se refere à defazagem a presentada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.