O COMPROMISSO NACIONAL DA CRIANÇA ALFABETIZADA E E A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA MUNICIPAL MARIA CATARINA BARBOSA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125574 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1639 "inscrito_id" => 6461 "titulo" => "O COMPROMISSO NACIONAL DA CRIANÇA ALFABETIZADA E E A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA MUNICIPAL MARIA CATARINA BARBOSA" "resumo" => "Essa investigação foca na implementação do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA) na Escola Municipal Maria Catarina Barbosa, localizada em Juiz de Fora, Minas Geais. O CNCA é uma política pública de avaliação da alfabetização instituida pelo MEC e passou a ser aplicada na escola pesquisada em 2024. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar os resultados do CNCA para essa escola no que se refere à leitura, escrita e fluência leitura, com foco nas avaliações aplicadas para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental – Ciclo 1. Esta pesquisa é um estudo de caso de abordagem quantitativa, fundamentado em dados sobre o desempenho dos alunos da escola ao longo do ano de 2024. Os resultados estão divididos por habilidades, por escola, turma e aluno, o que nos permite realizar a análise comparativa entre as habilidades da BNCC e o desempenho dos alunos em cada uma delas. Com isso, podemos indicar quais habilidades há defasagem na escola e construir ações para priorizá-las. Nosso embasamento metodológico e teórico estão fundados em Moreira (1998; 2001); Cury, Reis, Zanardi (2019); Luckesi (1990; 2002); Esteban e Fetzner (2015) e Rocha e Fontes-Martins (2014). Os resultados mostraram que a escola em análise apresentou baixo desempenho nos resultados do CNCA e que há déficts em fluência leitura e dificuldades com a escrita, que nos possibilita replanejar as ações no sentido de melhorar o desempenho dos alunos no que se refere à defazagem a presentada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6461_TB1639_21102025163658.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA ALICE JANUZZI MARTINS" "autor_nome_curto" => "ROBERTA" "autor_email" => "robertajanuzzi308@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS (UCP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125574 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1639 "inscrito_id" => 6461 "titulo" => "O COMPROMISSO NACIONAL DA CRIANÇA ALFABETIZADA E E A BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA MUNICIPAL MARIA CATARINA BARBOSA" "resumo" => "Essa investigação foca na implementação do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA) na Escola Municipal Maria Catarina Barbosa, localizada em Juiz de Fora, Minas Geais. O CNCA é uma política pública de avaliação da alfabetização instituida pelo MEC e passou a ser aplicada na escola pesquisada em 2024. Diante desse contexto, o objetivo desse trabalho é analisar os resultados do CNCA para essa escola no que se refere à leitura, escrita e fluência leitura, com foco nas avaliações aplicadas para os 1º e 2º anos do Ensino Fundamental – Ciclo 1. Esta pesquisa é um estudo de caso de abordagem quantitativa, fundamentado em dados sobre o desempenho dos alunos da escola ao longo do ano de 2024. Os resultados estão divididos por habilidades, por escola, turma e aluno, o que nos permite realizar a análise comparativa entre as habilidades da BNCC e o desempenho dos alunos em cada uma delas. Com isso, podemos indicar quais habilidades há defasagem na escola e construir ações para priorizá-las. Nosso embasamento metodológico e teórico estão fundados em Moreira (1998; 2001); Cury, Reis, Zanardi (2019); Luckesi (1990; 2002); Esteban e Fetzner (2015) e Rocha e Fontes-Martins (2014). Os resultados mostraram que a escola em análise apresentou baixo desempenho nos resultados do CNCA e que há déficts em fluência leitura e dificuldades com a escrita, que nos possibilita replanejar as ações no sentido de melhorar o desempenho dos alunos no que se refere à defazagem a presentada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID6461_TB1639_21102025163658.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBERTA ALICE JANUZZI MARTINS" "autor_nome_curto" => "ROBERTA" "autor_email" => "robertajanuzzi308@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS (UCP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }