Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULTIMODALIDADE E COMPREENSÃO LEITORA: O GÊNERO NOTÍCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 128741
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9208
    "inscrito_id" => 14290
    "titulo" => "MULTIMODALIDADE E COMPREENSÃO LEITORA: O GÊNERO NOTÍCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A sociedade contemporânea está submersa, dentro de seu processo de interação sociocomunicativo, nas relações entre linguagens, discursos, textos, e, principalmente nos jogos discursivos estabelecidos entre as intencionalidades do emissor e do receptor das mensagens. Essa perspectiva está atrelada ao texto/discurso enquanto código articulador da informação, o que abrange dentro do processo de leitura, escrita e interpretação dos sujeitos o como eles articulam o que falam/escrevem e leem. Tudo se encontra em diálogo no momento em que se ler: leitor – sua história de vida e contexto sócio-cultural –, aspectos linguísticos, cognitivos e discusivos. Assim sendo, o presente estudo visa investigar como ocorre a interação, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e texto, presente na construção dos sentidos durante o ato de ler, interpretar e/ou compreender o gênero textual notícia, encadeada do verbal ao visual (o modal) e vice versa. A pesquisa apresenta os resultados das interpretações/compreensões feitas pelos estudantes da EJA de uma escola municipal na cidade de São Bento da Paraíba em 2025. Trata-se de uma pesquisa de campo intervencionista. Como fundamentação teórica, neste trabalho, tem-se os estudos de Kress e Van Leeuwen (2006), Ribeiro (2021; 2016) e Miguel (2022), dentre outros. Nas análises, pode-se observar que a multimodalidade é fundamental para a compreensão dos textos, uma vez que por ela os alunos da EJA adentram na mensagem fazendo conjecturas do dito/representado com as realidades experienciadas por eles. Aponta-se também que os textos verbo-visuais são melhor recebidos, havendo, portanto, uma maior interrelação e percepção de sua estrutura. Mais ainda, a notícia, como um texto que está presente no campo jornalístico-mídiático e circula com maior amplidão na sociedade, figura como um instrumento de comunicação bem aceito pelo público dessa modalidade de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14290_TB9208_25102025124619.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL JOSÉ DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAÈL MÉLO"
    "autor_email" => "rafajomelo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 128741
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9208
    "inscrito_id" => 14290
    "titulo" => "MULTIMODALIDADE E COMPREENSÃO LEITORA: O GÊNERO NOTÍCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "A sociedade contemporânea está submersa, dentro de seu processo de interação sociocomunicativo, nas relações entre linguagens, discursos, textos, e, principalmente nos jogos discursivos estabelecidos entre as intencionalidades do emissor e do receptor das mensagens. Essa perspectiva está atrelada ao texto/discurso enquanto código articulador da informação, o que abrange dentro do processo de leitura, escrita e interpretação dos sujeitos o como eles articulam o que falam/escrevem e leem. Tudo se encontra em diálogo no momento em que se ler: leitor – sua história de vida e contexto sócio-cultural –, aspectos linguísticos, cognitivos e discusivos. Assim sendo, o presente estudo visa investigar como ocorre a interação, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e texto, presente na construção dos sentidos durante o ato de ler, interpretar e/ou compreender o gênero textual notícia, encadeada do verbal ao visual (o modal) e vice versa. A pesquisa apresenta os resultados das interpretações/compreensões feitas pelos estudantes da EJA de uma escola municipal na cidade de São Bento da Paraíba em 2025. Trata-se de uma pesquisa de campo intervencionista. Como fundamentação teórica, neste trabalho, tem-se os estudos de Kress e Van Leeuwen (2006), Ribeiro (2021; 2016) e Miguel (2022), dentre outros. Nas análises, pode-se observar que a multimodalidade é fundamental para a compreensão dos textos, uma vez que por ela os alunos da EJA adentram na mensagem fazendo conjecturas do dito/representado com as realidades experienciadas por eles. Aponta-se também que os textos verbo-visuais são melhor recebidos, havendo, portanto, uma maior interrelação e percepção de sua estrutura. Mais ainda, a notícia, como um texto que está presente no campo jornalístico-mídiático e circula com maior amplidão na sociedade, figura como um instrumento de comunicação bem aceito pelo público dessa modalidade de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID14290_TB9208_25102025124619.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFAEL JOSÉ DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "RAFAÈL MÉLO"
    "autor_email" => "rafajomelo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A sociedade contemporânea está submersa, dentro de seu processo de interação sociocomunicativo, nas relações entre linguagens, discursos, textos, e, principalmente nos jogos discursivos estabelecidos entre as intencionalidades do emissor e do receptor das mensagens. Essa perspectiva está atrelada ao texto/discurso enquanto código articulador da informação, o que abrange dentro do processo de leitura, escrita e interpretação dos sujeitos o como eles articulam o que falam/escrevem e leem. Tudo se encontra em diálogo no momento em que se ler: leitor – sua história de vida e contexto sócio-cultural –, aspectos linguísticos, cognitivos e discusivos. Assim sendo, o presente estudo visa investigar como ocorre a interação, estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e texto, presente na construção dos sentidos durante o ato de ler, interpretar e/ou compreender o gênero textual notícia, encadeada do verbal ao visual (o modal) e vice versa. A pesquisa apresenta os resultados das interpretações/compreensões feitas pelos estudantes da EJA de uma escola municipal na cidade de São Bento da Paraíba em 2025. Trata-se de uma pesquisa de campo intervencionista. Como fundamentação teórica, neste trabalho, tem-se os estudos de Kress e Van Leeuwen (2006), Ribeiro (2021; 2016) e Miguel (2022), dentre outros. Nas análises, pode-se observar que a multimodalidade é fundamental para a compreensão dos textos, uma vez que por ela os alunos da EJA adentram na mensagem fazendo conjecturas do dito/representado com as realidades experienciadas por eles. Aponta-se também que os textos verbo-visuais são melhor recebidos, havendo, portanto, uma maior interrelação e percepção de sua estrutura. Mais ainda, a notícia, como um texto que está presente no campo jornalístico-mídiático e circula com maior amplidão na sociedade, figura como um instrumento de comunicação bem aceito pelo público dessa modalidade de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.