MATEMÁTICA NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPLORANDO CONCEITOS NUMÉRICOS NO COTIDIANO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 125323 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1117 "inscrito_id" => 7701 "titulo" => "MATEMÁTICA NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPLORANDO CONCEITOS NUMÉRICOS NO COTIDIANO" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar a inserção da Matemática na rotina da educação infantil, destacando estratégias que permitam sua integração de forma natural e significativa nas atividades diárias. Entre essas práticas, enfatizam-se a chamada, a contagem de objetos, a organização da sala e outras ações que estimulam o raciocínio lógico desde a primeira infância. A pesquisa foi desenvolvida no Centro de Educação Infantil Pequenos Anjos, localizado no município de Laranjeiras do Sul, Paraná, com crianças de 4 anos (Infantil 4). A metodologia adotada baseia-se em um estudo de caso com abordagem qualitativa, utilizando observações diretas como principal instrumento para análise dos dados. Foram observadas interações e reações das crianças durante as atividades matemáticas, buscando compreender como essas práticas contribuem para seu desenvolvimento cognitivo. Os resultados evidenciam que a constante inovação nos métodos de ensino dentro da rotina escolar é essencial para tornar o aprendizado da Matemática mais dinâmico e prazeroso. A inserção da disciplina de maneira contextualizada favorece a construção do conhecimento de forma lúdica e eficaz, permitindo que as crianças desenvolvam habilidades matemáticas desde cedo. Além disso, observou-se que a abordagem lúdica e interativa desperta maior interesse e engajamento dos alunos, tornando a aprendizagem mais significativa e promovendo o desenvolvimento do pensamento lógico e da autonomia. Dessa forma, conclui-se que práticas inovadoras e planejadas podem potencializar significativamente o ensino da Matemática na educação infantil. A implementação de estratégias que integrem a Matemática à rotina escolar não apenas facilita a compreensão dos conceitos numéricos, mas também contribui para a formação de bases sólidas para a aprendizagem futura. Portanto, é fundamental que Professores da educação infantil, continuem buscando novas metodologias que tornem o ensino da Matemática mais acessível, desafiador e prazeroso, garantindo assim um processo educacional mais eficiente e enriquecedor para as crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7701_TB1117_29102025105723.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALQUIRIA ROCHA LEONCIO" "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA" "autor_email" => "valquirialeoncio11@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 125323 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 1117 "inscrito_id" => 7701 "titulo" => "MATEMÁTICA NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPLORANDO CONCEITOS NUMÉRICOS NO COTIDIANO" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar a inserção da Matemática na rotina da educação infantil, destacando estratégias que permitam sua integração de forma natural e significativa nas atividades diárias. Entre essas práticas, enfatizam-se a chamada, a contagem de objetos, a organização da sala e outras ações que estimulam o raciocínio lógico desde a primeira infância. A pesquisa foi desenvolvida no Centro de Educação Infantil Pequenos Anjos, localizado no município de Laranjeiras do Sul, Paraná, com crianças de 4 anos (Infantil 4). A metodologia adotada baseia-se em um estudo de caso com abordagem qualitativa, utilizando observações diretas como principal instrumento para análise dos dados. Foram observadas interações e reações das crianças durante as atividades matemáticas, buscando compreender como essas práticas contribuem para seu desenvolvimento cognitivo. Os resultados evidenciam que a constante inovação nos métodos de ensino dentro da rotina escolar é essencial para tornar o aprendizado da Matemática mais dinâmico e prazeroso. A inserção da disciplina de maneira contextualizada favorece a construção do conhecimento de forma lúdica e eficaz, permitindo que as crianças desenvolvam habilidades matemáticas desde cedo. Além disso, observou-se que a abordagem lúdica e interativa desperta maior interesse e engajamento dos alunos, tornando a aprendizagem mais significativa e promovendo o desenvolvimento do pensamento lógico e da autonomia. Dessa forma, conclui-se que práticas inovadoras e planejadas podem potencializar significativamente o ensino da Matemática na educação infantil. A implementação de estratégias que integrem a Matemática à rotina escolar não apenas facilita a compreensão dos conceitos numéricos, mas também contribui para a formação de bases sólidas para a aprendizagem futura. Portanto, é fundamental que Professores da educação infantil, continuem buscando novas metodologias que tornem o ensino da Matemática mais acessível, desafiador e prazeroso, garantindo assim um processo educacional mais eficiente e enriquecedor para as crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7701_TB1117_29102025105723.pdf" "created_at" => "2025-12-02 14:51:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALQUIRIA ROCHA LEONCIO" "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA" "autor_email" => "valquirialeoncio11@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }