Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MATEMÁTICA NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPLORANDO CONCEITOS NUMÉRICOS NO COTIDIANO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 125323
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1117
    "inscrito_id" => 7701
    "titulo" => "MATEMÁTICA NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPLORANDO CONCEITOS NUMÉRICOS NO COTIDIANO"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar a inserção da Matemática na rotina da educação infantil, destacando estratégias que permitam sua integração de forma natural e significativa nas atividades diárias. Entre essas práticas, enfatizam-se a chamada, a contagem de objetos, a organização da sala e outras ações que estimulam o raciocínio lógico desde a primeira infância. A pesquisa foi desenvolvida no Centro de Educação Infantil Pequenos Anjos, localizado no município de Laranjeiras do Sul, Paraná, com crianças de 4 anos (Infantil 4). A metodologia adotada baseia-se em um estudo de caso com abordagem qualitativa, utilizando observações diretas como principal instrumento para análise dos dados. Foram observadas interações e reações das crianças durante as atividades matemáticas, buscando compreender como essas práticas contribuem para seu desenvolvimento cognitivo. Os resultados evidenciam que a constante inovação nos métodos de ensino dentro da rotina escolar é essencial para tornar o aprendizado da Matemática mais dinâmico e prazeroso. A inserção da disciplina de maneira contextualizada favorece a construção do conhecimento de forma lúdica e eficaz, permitindo que as crianças desenvolvam habilidades matemáticas desde cedo. Além disso, observou-se que a abordagem lúdica e interativa desperta maior interesse e engajamento dos alunos, tornando a aprendizagem mais significativa e promovendo o desenvolvimento do pensamento lógico e da autonomia. Dessa forma, conclui-se que práticas inovadoras e planejadas podem potencializar significativamente o ensino da Matemática na educação infantil. A implementação de estratégias que integrem a Matemática à rotina escolar não apenas facilita a compreensão dos conceitos numéricos, mas também contribui para a formação de bases sólidas para a aprendizagem futura. Portanto, é fundamental que Professores da educação infantil, continuem buscando novas metodologias que tornem o ensino da Matemática mais acessível, desafiador e prazeroso, garantindo assim um processo educacional mais eficiente e enriquecedor para as crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7701_TB1117_29102025105723.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALQUIRIA ROCHA LEONCIO"
    "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA"
    "autor_email" => "valquirialeoncio11@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 125323
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 1117
    "inscrito_id" => 7701
    "titulo" => "MATEMÁTICA NA ROTINA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: EXPLORANDO CONCEITOS NUMÉRICOS NO COTIDIANO"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar a inserção da Matemática na rotina da educação infantil, destacando estratégias que permitam sua integração de forma natural e significativa nas atividades diárias. Entre essas práticas, enfatizam-se a chamada, a contagem de objetos, a organização da sala e outras ações que estimulam o raciocínio lógico desde a primeira infância. A pesquisa foi desenvolvida no Centro de Educação Infantil Pequenos Anjos, localizado no município de Laranjeiras do Sul, Paraná, com crianças de 4 anos (Infantil 4). A metodologia adotada baseia-se em um estudo de caso com abordagem qualitativa, utilizando observações diretas como principal instrumento para análise dos dados. Foram observadas interações e reações das crianças durante as atividades matemáticas, buscando compreender como essas práticas contribuem para seu desenvolvimento cognitivo. Os resultados evidenciam que a constante inovação nos métodos de ensino dentro da rotina escolar é essencial para tornar o aprendizado da Matemática mais dinâmico e prazeroso. A inserção da disciplina de maneira contextualizada favorece a construção do conhecimento de forma lúdica e eficaz, permitindo que as crianças desenvolvam habilidades matemáticas desde cedo. Além disso, observou-se que a abordagem lúdica e interativa desperta maior interesse e engajamento dos alunos, tornando a aprendizagem mais significativa e promovendo o desenvolvimento do pensamento lógico e da autonomia. Dessa forma, conclui-se que práticas inovadoras e planejadas podem potencializar significativamente o ensino da Matemática na educação infantil. A implementação de estratégias que integrem a Matemática à rotina escolar não apenas facilita a compreensão dos conceitos numéricos, mas também contribui para a formação de bases sólidas para a aprendizagem futura. Portanto, é fundamental que Professores da educação infantil, continuem buscando novas metodologias que tornem o ensino da Matemática mais acessível, desafiador e prazeroso, garantindo assim um processo educacional mais eficiente e enriquecedor para as crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV214_ID7701_TB1117_29102025105723.pdf"
    "created_at" => "2025-12-02 14:51:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALQUIRIA ROCHA LEONCIO"
    "autor_nome_curto" => "VALQUIRIA"
    "autor_email" => "valquirialeoncio11@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a inserção da Matemática na rotina da educação infantil, destacando estratégias que permitam sua integração de forma natural e significativa nas atividades diárias. Entre essas práticas, enfatizam-se a chamada, a contagem de objetos, a organização da sala e outras ações que estimulam o raciocínio lógico desde a primeira infância. A pesquisa foi desenvolvida no Centro de Educação Infantil Pequenos Anjos, localizado no município de Laranjeiras do Sul, Paraná, com crianças de 4 anos (Infantil 4). A metodologia adotada baseia-se em um estudo de caso com abordagem qualitativa, utilizando observações diretas como principal instrumento para análise dos dados. Foram observadas interações e reações das crianças durante as atividades matemáticas, buscando compreender como essas práticas contribuem para seu desenvolvimento cognitivo. Os resultados evidenciam que a constante inovação nos métodos de ensino dentro da rotina escolar é essencial para tornar o aprendizado da Matemática mais dinâmico e prazeroso. A inserção da disciplina de maneira contextualizada favorece a construção do conhecimento de forma lúdica e eficaz, permitindo que as crianças desenvolvam habilidades matemáticas desde cedo. Além disso, observou-se que a abordagem lúdica e interativa desperta maior interesse e engajamento dos alunos, tornando a aprendizagem mais significativa e promovendo o desenvolvimento do pensamento lógico e da autonomia. Dessa forma, conclui-se que práticas inovadoras e planejadas podem potencializar significativamente o ensino da Matemática na educação infantil. A implementação de estratégias que integrem a Matemática à rotina escolar não apenas facilita a compreensão dos conceitos numéricos, mas também contribui para a formação de bases sólidas para a aprendizagem futura. Portanto, é fundamental que Professores da educação infantil, continuem buscando novas metodologias que tornem o ensino da Matemática mais acessível, desafiador e prazeroso, garantindo assim um processo educacional mais eficiente e enriquecedor para as crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.