COMPREENDENDO OS MECANISMOS DE RESOLUÇÃO DE ENIGMAS MULTIPLICATIVOS COMBINATÓRIOS EM JOVENS E ADULTOS EM FASE INICIAL DE ESCOLARIZAÇÃO
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A pesquisa originou-se da necessidade de conhecer tais estratégias com a finalidade de confrontar os dados da percepção doméstica, até então conhecidos pela pesquisadora, sobre a necessidade de realização de estruturação do pensamento matemático com apoio indispensável de cálculos numéricos na resolução de problemas matemáticos que envolvessem raciocínio combinatório. Para a realização da investigação, vali-me de um questionário com 10 questões relativas à multiplicação por combinação. De posse do material impresso, o exercício, os alunos dispuseram para realizar a atividade de lápis, borracha e caneta azul. Para compor o exercício utilizaram-se questões elaboradas de acordo com o contexto social dos alunos, como combinações de materiais como equipamentos de proteção individual (EPIs), luvas e sapatos de borracha, óculos e chapéus para proteção solar, dentre outras relacionadas ao mundo do trabalho dos sujeitos colaboradores. 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