Artigo Anais IV CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

INCLUSÃO DIGITAL X IDOSO: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DE 2005 A 2015

Palavra-chaves: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, IDOSO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) Inclusão digital, Tecnologias da informação e comunicação no envelhecimento
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Publicado em 24 de setembro de 2015

Resumo

Introdução: sendo o Brasil um país de idosos, é imperativa a necessidade de valorização dessa população, o estímulo à compreensão e a troca de conhecimentos são fatores fundamentais para a estruturação da sociedade. A inclusão digital dos idosos perpassa por esse processo, trazendo á cena atores que naturalmente encontram-se esquecidos, mas que ainda tem potencial para participar efetivamente da vida social. Neste sentido, objetivou-se, neste estudo, caracterizar a produção científica de 2005 a 2015 sobre a inclusão digital do idoso e descrever sua prática. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada nos meses de março e abril de 2015, através de busca na Biblioteca Virtual em Saúde, e bases de dados LILACS, MEDLINE e Index Psicologia, utilizando como descritores: Tecnologia and Idoso, Tecnologia de Informação and Idoso e Inclusão Digital and Idoso. Resultados e Discussão: a amostra obtida constituiu-se por 20 artigos, dos quais 7 foram publicados no ano 2012, sendo este o ano com o maior número de publicações. No que diz respeito aos periódicos responsáveis pelas publicações, as revistas Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento, Informatics for Health and Social Care e Revista Kairós Gerontotologia foram as únicas que se repetiram, aparecendo duas vezes na análise dos estudos. Em relação ao idioma principal, 10 estudos foram publicados em inglês e 10 em português. A metodologia predominante foi a qualitativa, presente em 6 publicações. Após a leitura e análise dos dados, três categorias temáticas emergiram para discussão: 1. Tecnologias e inclusão digital do idoso - várias são as motivações apresentadas pelos idosos para o aprendizado das tecnologias, dentre elas, o desejo de não ficar excluído socialmente e do ambiente familiar; superar suas limitações; a possibilidade de se comunicar através das redes sociais, correio eletrônico e navegar na Internet; e melhorar sua imagem frente à sociedade. Fatos que traduzem a importância de fazer com que o aprendizado torne-se real. 2. Dificuldades vivenciadas na inclusão digital dos idosos - são citadas pelos estudos a pouca familiaridade com as ferramentas; a falta de confiança na capacidade de aprendizagem e habilidades para utilizar os diferentes equipamentos; a necessidade de auxílio, que nem sempre é dado por pessoas próximas; o próprio design e configurações dos aparelhos e/ou sistemas; a lentidão própria do avanço da idade, que pode retardar o processamento das informações, bem como a retenção delas, o que requer um maior empenho e persistência por parte de idosos, instrutores de cursos, parentes e familiares. 3. Perspectivas de avanço - Para que a inovação tecnológica torne-se uma realidade alcançável às pessoas de mais idade, faz-se necessário primeiramente, a conscientização acerca de que o idoso faz parte da vida de praticamente todos os indivíduos e a responsabilidade acerca do cuidado aos mesmos e a promoção de uma maior qualidade de vida na velhice deve ser compartilhada. Conclusões: existem diversas dificuldades frente à inclusão digital do idoso e melhor uso da tecnologia por parte dessa parcela da população, fazendo-se necessário considerar as características deste público na idealização de novas tecnologias e equipamentos.

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