A ABORDAGEM DA GEOMORFOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE COLEÇÕES SELECIONADAS
"2025-09-12 08:54:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123603 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 554 "inscrito_id" => 1096 "titulo" => "A ABORDAGEM DA GEOMORFOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE COLEÇÕES SELECIONADAS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal analisar de que maneira o tema da Geomorfologia é abordado nos livros didáticos de Geografia do 1º ano do Ensino Médio, considerando as coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e documental, entrando-se na análise de três coleções didáticas: Conexões com a Geografia (Editora Moderna), Território e Sociedade (Editora Ática) e Projeto Araribá – Geografia (Editora Moderna), todas destinadas ao primeiro ano do Ensino Médio. A análise fundamenta-se em critérios como a presença e profundidade dos conteúdos geomorfológicos, clareza da linguagem, qualidade dos recursos visuais, complexidade das atividades propostas e adequação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A fundamentação metodológica apoia-se em uma análise crítica do conteúdo pedagógico e em uma concepção de Geografia integral e contextualizada, com base nas contribuições teóricas de autores como Vesentini (2009) e Castellar (2007). Além disso, a pesquisa considera as diretrizes da BNCC para o Ensino Médio, que valorizam o desenvolvimento de uma postura crítica, analítica e reflexiva diante do espaço geográfico. Os resultados evidenciam que, embora as coleções contemplem os principais conteúdos geomorfológicos exigidos pela BNCC, observa-se uma predominância de abordagens centradas na mera transmissão de informações, com escassez de propostas que estimulem o pensamento crítico dos estudantes. Destaca-se, positivamente, a coleção Território e Sociedade, que incorpora práticas pedagógicas mais interativas, articulando os conteúdos geomorfológicos ao cotidiano dos alunos e promovendo uma aprendizagem mais significativa. Por outro lado, as demais coleções tendem a adotar um enfoque mais teórico e descritivo, pouco conectado à realidade dos discentes, o que compromete a assimilação efetiva dos conceitos. Conclui-se que a abordagem da Geomorfologia nos livros didáticos analisados ainda demanda uma perspectiva mais humanizada e didática, com estratégias que estimulem a reflexão crítica e integrem os conteúdos físicos às questões socioambientais contemporâneas, em diálogo com o cotidiano dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID1096_TB554_23072025205804.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO JORGE FERREIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Bruno Jorge" "autor_email" => "brunojorge18@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123603 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 554 "inscrito_id" => 1096 "titulo" => "A ABORDAGEM DA GEOMORFOLOGIA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE COLEÇÕES SELECIONADAS" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo principal analisar de que maneira o tema da Geomorfologia é abordado nos livros didáticos de Geografia do 1º ano do Ensino Médio, considerando as coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2021. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e documental, entrando-se na análise de três coleções didáticas: Conexões com a Geografia (Editora Moderna), Território e Sociedade (Editora Ática) e Projeto Araribá – Geografia (Editora Moderna), todas destinadas ao primeiro ano do Ensino Médio. A análise fundamenta-se em critérios como a presença e profundidade dos conteúdos geomorfológicos, clareza da linguagem, qualidade dos recursos visuais, complexidade das atividades propostas e adequação à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A fundamentação metodológica apoia-se em uma análise crítica do conteúdo pedagógico e em uma concepção de Geografia integral e contextualizada, com base nas contribuições teóricas de autores como Vesentini (2009) e Castellar (2007). Além disso, a pesquisa considera as diretrizes da BNCC para o Ensino Médio, que valorizam o desenvolvimento de uma postura crítica, analítica e reflexiva diante do espaço geográfico. Os resultados evidenciam que, embora as coleções contemplem os principais conteúdos geomorfológicos exigidos pela BNCC, observa-se uma predominância de abordagens centradas na mera transmissão de informações, com escassez de propostas que estimulem o pensamento crítico dos estudantes. Destaca-se, positivamente, a coleção Território e Sociedade, que incorpora práticas pedagógicas mais interativas, articulando os conteúdos geomorfológicos ao cotidiano dos alunos e promovendo uma aprendizagem mais significativa. Por outro lado, as demais coleções tendem a adotar um enfoque mais teórico e descritivo, pouco conectado à realidade dos discentes, o que compromete a assimilação efetiva dos conceitos. Conclui-se que a abordagem da Geomorfologia nos livros didáticos analisados ainda demanda uma perspectiva mais humanizada e didática, com estratégias que estimulem a reflexão crítica e integrem os conteúdos físicos às questões socioambientais contemporâneas, em diálogo com o cotidiano dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID1096_TB554_23072025205804.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO JORGE FERREIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "Bruno Jorge" "autor_email" => "brunojorge18@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ (IFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }