Artigo Anais do XXI O Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Sessão Temática)

ANAIS de Evento

ISSN: 1984-8781

MOBILIDADE ATIVA: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA SOBRE O COPENHAGENIZE INDEX

Palavra-chaves: , , , , Sessões Temáticas (ST) ST 08 – Mobilidade Urbana e direito à cidade
"2025-07-24 16:41:24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122981
    "edicao_id" => 405
    "trabalho_id" => 1359
    "inscrito_id" => 2919
    "titulo" => "MOBILIDADE ATIVA: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA SOBRE O COPENHAGENIZE INDEX"
    "resumo" => "Este artigo analisa as políticas públicas de mobilidade ativa das cidades destacadas no Copenhagenize Index 2019 como as mais amigáveis para ciclistas, verificando sua contribuição para a inclusão social e sustentabilidade urbana. Investigou-se a relevância dessas ações nas cidades brasileiras, onde a infraestrutura cicloviária pode, por vezes, promover a especulação imobiliária e a gentrificação. A metodologia envolveu levantamento, tabulação e análise comparativa das políticas públicas e investimentos das vinte cidades do ranking. Os resultados indicam que essas cidades adotam uma abordagem integrada, com planejamento urbano articulado à expansão das redes cicloviárias, transporte público, segurança, intermodalidade, infraestrutura de apoio, manutenção, tecnologia e campanhas públicas. No entanto, essas iniciativas podem intensificar processos de gentrificação, se não acompanhadas de políticas de inclusão social e contenção de efeitos adversos, essenciais nas cidades brasileiras. Conclui-se que a mobilidade ativa é eficaz na transformação urbana, se planejada de forma inclusiva, aliando sustentabilidade e justiça social."
    "modalidade" => "Sessões Temáticas (ST)"
    "area_tematica" => "ST 08 – Mobilidade Urbana e direito à cidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV212_MD1_ID2919_TB1359_14032025105100.pdf"
    "created_at" => "2025-07-31 10:47:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTHUR ALMEIDA RESENDE"
    "autor_nome_curto" => "ARTHUR"
    "autor_email" => "arthuralmeidare@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xxi-o-encontro-nacional-da-associacao-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-planejamento-urbano-e-regional-"
    "edicao_nome" => "Anais do XXI O\u{A0}Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Sessão Temática)"
    "edicao_evento" => "ENANPUR"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpur/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "688b65e080bf4_31072025094728.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-24 16:41:24"
    "publicacao_id" => 127
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPUR"
    "publicacao_codigo" => "1984-8781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122981
    "edicao_id" => 405
    "trabalho_id" => 1359
    "inscrito_id" => 2919
    "titulo" => "MOBILIDADE ATIVA: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA SOBRE O COPENHAGENIZE INDEX"
    "resumo" => "Este artigo analisa as políticas públicas de mobilidade ativa das cidades destacadas no Copenhagenize Index 2019 como as mais amigáveis para ciclistas, verificando sua contribuição para a inclusão social e sustentabilidade urbana. Investigou-se a relevância dessas ações nas cidades brasileiras, onde a infraestrutura cicloviária pode, por vezes, promover a especulação imobiliária e a gentrificação. A metodologia envolveu levantamento, tabulação e análise comparativa das políticas públicas e investimentos das vinte cidades do ranking. Os resultados indicam que essas cidades adotam uma abordagem integrada, com planejamento urbano articulado à expansão das redes cicloviárias, transporte público, segurança, intermodalidade, infraestrutura de apoio, manutenção, tecnologia e campanhas públicas. No entanto, essas iniciativas podem intensificar processos de gentrificação, se não acompanhadas de políticas de inclusão social e contenção de efeitos adversos, essenciais nas cidades brasileiras. Conclui-se que a mobilidade ativa é eficaz na transformação urbana, se planejada de forma inclusiva, aliando sustentabilidade e justiça social."
    "modalidade" => "Sessões Temáticas (ST)"
    "area_tematica" => "ST 08 – Mobilidade Urbana e direito à cidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_COM_IDENT_EV212_MD1_ID2919_TB1359_14032025105100.pdf"
    "created_at" => "2025-07-31 10:47:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTHUR ALMEIDA RESENDE"
    "autor_nome_curto" => "ARTHUR"
    "autor_email" => "arthuralmeidare@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xxi-o-encontro-nacional-da-associacao-nacional-de-pos-graduacao-e-pesquisa-em-planejamento-urbano-e-regional-"
    "edicao_nome" => "Anais do XXI O\u{A0}Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Sessão Temática)"
    "edicao_evento" => "ENANPUR"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enanpur/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "688b65e080bf4_31072025094728.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-24 16:41:24"
    "publicacao_id" => 127
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPUR"
    "publicacao_codigo" => "1984-8781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de julho de 2025

Resumo

Este artigo analisa as políticas públicas de mobilidade ativa das cidades destacadas no Copenhagenize Index 2019 como as mais amigáveis para ciclistas, verificando sua contribuição para a inclusão social e sustentabilidade urbana. Investigou-se a relevância dessas ações nas cidades brasileiras, onde a infraestrutura cicloviária pode, por vezes, promover a especulação imobiliária e a gentrificação. A metodologia envolveu levantamento, tabulação e análise comparativa das políticas públicas e investimentos das vinte cidades do ranking. Os resultados indicam que essas cidades adotam uma abordagem integrada, com planejamento urbano articulado à expansão das redes cicloviárias, transporte público, segurança, intermodalidade, infraestrutura de apoio, manutenção, tecnologia e campanhas públicas. No entanto, essas iniciativas podem intensificar processos de gentrificação, se não acompanhadas de políticas de inclusão social e contenção de efeitos adversos, essenciais nas cidades brasileiras. Conclui-se que a mobilidade ativa é eficaz na transformação urbana, se planejada de forma inclusiva, aliando sustentabilidade e justiça social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.