VALIDAÇÃO DE HQS POR ADOLESCENTES PARA SUSPEIÇÃO PRECOCE DO CÂNCER INFANTOJUVENIL EM AMBIENTE ESCOLAR
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Objetivo: Desenvolver e validar uma tecnologia educativa, em formato de Histórias em Quadrinhos (HQs), para suspeição precoce do câncer infantojuvenil em ambiente escolar. Métodos: Trata-se de um estudo metodológico de abordagem quantitativa, destinado à validação de conteúdo, semântica e aparência de uma tecnologia educacional por meio da apreciação do público alvo após a validação de especialistas em 2024. Para a análise da concordância entre os escolares, foram empregados o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e o coeficiente Gwet AC2. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 68791423.3.0000.5208). Resultados: A validação contou com a participação de 32 estudantes. Foi utilizado a escala Likert para os critérios de avaliação. Os índices de validade variaram entre 0,78 e 1,00 nos critérios de objetivo, estrutura, relevância, estilo de informação e motivação. Com relação à concordância intraestudantes, o Gwet AC2 apresentou uma concordância de 0,78 para os itens analisados, ou seja, uma concordância substancial. Conclusão: A história em quadrinhos apresentou uma boa validade, evidenciando seu potencial como uma ferramenta promissora e inovadora no contexto da promoção da saúde em âmbito escolar. Contribuições para a saúde: Considerando os impactos significativos da doença sobre a família, a capacitação dos estudantes e de toda comunidade escolar para a suspeição precoce do câncer infantojuvenil pode representar uma contribuição relevante para o diagnóstico, tratamento e a consequente melhora nos desfechos clínicos e na qualidade de vida dos jovens." 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