Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

PEQUENO PERVERSO-POLIMORFO: PINK FREUD E A CRIANÇA QUEER

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Publicado em 25 de junho de 2025

Resumo

Este trabalho pretende divulgar as potencialidades da criança queer que nos foi apresentada por Freud em 1905 no seu texto “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade” já rompendo os com os padrões de gêneros e sexualidades pré-estabelecidos socialmente e que hoje desafia as normas da escola. Foram visitados textos de Freud como forma de fundamentar a discussão sobre a temática e autores contemporâneos como Butler, Preciado e Louro, contribuíram com a reflexão acerca da implementação de uma Pedagogia Queer pensada a partir da criança. Por meio dos pressupostos da Teoria Queer e das contribuições da psicanálise para a educação é possível pensar como a criança queer narra suas experiências na educação infantil utilizando-se de um sentido de subversão e contrariedade em uma existência que escancara a “porta do armário” e colocando seus professores enquanto aprendentes de formas de ser e existir em um mundo pensado a partir das diferenças. A discussão é apresentada no texto por meio das “vinhetas escolares”, que são narrativas dos encontros entre os professores e essa criança que se apresenta enquanto sujeito de sua própria história no desafio de instigar seus professores a se voltarem à uma prática queer como rompimento de constructos sociais que ainda garantem a hierarquização e subalternização dos corpos que se apresentam como marcadores de instabilidade das identidades.

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