Artigo Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-037-0

ENSINO DE ARTES: INCOMPLETUDE, INACABAMENTO E INCONCLUSÃO NA FORMAÇÃO DA PESSOA PEDAGOGA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) ET 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores
"2025-05-27 16:18:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121277
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 346
    "titulo" => "ENSINO DE ARTES: INCOMPLETUDE, INACABAMENTO E INCONCLUSÃO NA FORMAÇÃO DA PESSOA PEDAGOGA"
    "resumo" => "Este artigo investiga a problemática do Ensino de Artes na formação da pessoa pedagoga, buscando compreender como a inexistência de experiências artísticas em sua formação pode influenciar sua ação docente. Intenta analisar a interconexão entre incompletude, inacabamento e inconclusão explorado por Paulo Freire (2021), sendo o marco teórico principal deste artigo a obra freiriana intitulada “Educação e Mudança”. No entanto, outros autores são igualmente referidos, por terem desenvolvido conceitos e categorias que se aproximam da perspectiva aqui desenvolvida, tais como Katz e Greiner (2005; 2019), Tiqqun (2019) e Heidegger (2012). Destarte, como nucleação a problemática da insuficiência de uma única disciplina de Artes no curso de Pedagogia para abarcar a complexidade e a imensidão dessa área. O artigo sugere uma formação contínua e a conscientização do inacabamento humano como caminhos para superar essa limitação, promovendo uma ação interdisciplinar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID346_TB39_27022025161831.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ALEXANDRE BORGES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS DUMAS"
    "autor_email" => "cabdl.pac19@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121277
    "edicao_id" => 387
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 346
    "titulo" => "ENSINO DE ARTES: INCOMPLETUDE, INACABAMENTO E INCONCLUSÃO NA FORMAÇÃO DA PESSOA PEDAGOGA"
    "resumo" => "Este artigo investiga a problemática do Ensino de Artes na formação da pessoa pedagoga, buscando compreender como a inexistência de experiências artísticas em sua formação pode influenciar sua ação docente. Intenta analisar a interconexão entre incompletude, inacabamento e inconclusão explorado por Paulo Freire (2021), sendo o marco teórico principal deste artigo a obra freiriana intitulada “Educação e Mudança”. No entanto, outros autores são igualmente referidos, por terem desenvolvido conceitos e categorias que se aproximam da perspectiva aqui desenvolvida, tais como Katz e Greiner (2005; 2019), Tiqqun (2019) e Heidegger (2012). Destarte, como nucleação a problemática da insuficiência de uma única disciplina de Artes no curso de Pedagogia para abarcar a complexidade e a imensidão dessa área. O artigo sugere uma formação contínua e a conscientização do inacabamento humano como caminhos para superar essa limitação, promovendo uma ação interdisciplinar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Formação e Identidade Docente: Desenvolvimento profissional e identidade dos educadores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV221_MD1_ID346_TB39_27022025161831.pdf"
    "created_at" => "2025-05-28 15:37:43"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ALEXANDRE BORGES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "CARLOS DUMAS"
    "autor_email" => "cabdl.pac19@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-amazonico-de-pedagogia"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_evento" => "Congresso Amazônico de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conape/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6842e660924ec_06062025100016.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-05-27 16:18:00"
    "publicacao_id" => 119
    "publicacao_nome" => "Revista CONAPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-037-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de maio de 2025

Resumo

Este artigo investiga a problemática do Ensino de Artes na formação da pessoa pedagoga, buscando compreender como a inexistência de experiências artísticas em sua formação pode influenciar sua ação docente. Intenta analisar a interconexão entre incompletude, inacabamento e inconclusão explorado por Paulo Freire (2021), sendo o marco teórico principal deste artigo a obra freiriana intitulada “Educação e Mudança”. No entanto, outros autores são igualmente referidos, por terem desenvolvido conceitos e categorias que se aproximam da perspectiva aqui desenvolvida, tais como Katz e Greiner (2005; 2019), Tiqqun (2019) e Heidegger (2012). Destarte, como nucleação a problemática da insuficiência de uma única disciplina de Artes no curso de Pedagogia para abarcar a complexidade e a imensidão dessa área. O artigo sugere uma formação contínua e a conscientização do inacabamento humano como caminhos para superar essa limitação, promovendo uma ação interdisciplinar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.