Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM CRIANÇAS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: ELABORANDO UMA UNIDADE DIDÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121009
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 261
    "inscrito_id" => 1042
    "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM CRIANÇAS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: ELABORANDO UMA UNIDADE DIDÁTICA"
    "resumo" => "A contação de histórias como abordagem para o ensino e aprendizagem de língua inglesa com crianças possibilita que os alunos sejam expostos à língua de forma contextualizada, de modo que se engajem com a história de forma lúdica e compreendam segmentos linguísticos durante esse processo (HARMER, J; PUCHTA, H, 2018). Como parte do projeto de extensão LiKids - Oficinas de língua inglesa para crianças, esta comunicação relata a elaboração e a implementação de uma unidade didática baseada no livro No sleep for the sheep! (2011). A metodologia para a elaboração do material baseia-se nas quatro etapas propostas por Leffa (2008): (1) análise de necessidades, (2) desenvolvimento, (3) implementação, e (4) avaliação e a temática escolhida fundamenta-se nas habilidades EI02EF03, EI02EF04 e EI02ET03 da BNCC, que incentivam a leitura, a compreensão da narrativa e o cuidado com animais. Em resumo, a análise de necessidades foi realizada através da observação de uma aula regular na turma e de uma conversa com a coordenação da escola e da professora regente. Para o desenvolvimento, foram planejados quatro encontros de 40 minutos cada, com atividades lúdicas para dialogar com as crianças a respeito dos animais da fazenda, personagens da obra. As atividades propostas incentivam a leitura através da contação da história enquanto estimulam a aprendizagem da língua de forma contextualizada, possibilitam a interação social, contribuem para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças e promovem a sensibilização das crianças para a LI. A implementação do material didático ocorreu ao final de 2024, em uma turma da pré-escola, na EMEI Casa da Criança, em Santa Maria, RS. Por fim, após a implementação, observou-se que a maioria das atividades engajaram as crianças que participaram, interessadas na história e nas atividades, mas algumas etapas podem ser reelaboradas, pois demandaram mais tempo que o previsto ou improvisos para sua execução."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1042_TB261_09022025145014.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELA DENARDI LIMANA"
    "autor_nome_curto" => "Angela Denardi"
    "autor_email" => "denardiange@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121009
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 261
    "inscrito_id" => 1042
    "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM CRIANÇAS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: ELABORANDO UMA UNIDADE DIDÁTICA"
    "resumo" => "A contação de histórias como abordagem para o ensino e aprendizagem de língua inglesa com crianças possibilita que os alunos sejam expostos à língua de forma contextualizada, de modo que se engajem com a história de forma lúdica e compreendam segmentos linguísticos durante esse processo (HARMER, J; PUCHTA, H, 2018). Como parte do projeto de extensão LiKids - Oficinas de língua inglesa para crianças, esta comunicação relata a elaboração e a implementação de uma unidade didática baseada no livro No sleep for the sheep! (2011). A metodologia para a elaboração do material baseia-se nas quatro etapas propostas por Leffa (2008): (1) análise de necessidades, (2) desenvolvimento, (3) implementação, e (4) avaliação e a temática escolhida fundamenta-se nas habilidades EI02EF03, EI02EF04 e EI02ET03 da BNCC, que incentivam a leitura, a compreensão da narrativa e o cuidado com animais. Em resumo, a análise de necessidades foi realizada através da observação de uma aula regular na turma e de uma conversa com a coordenação da escola e da professora regente. Para o desenvolvimento, foram planejados quatro encontros de 40 minutos cada, com atividades lúdicas para dialogar com as crianças a respeito dos animais da fazenda, personagens da obra. As atividades propostas incentivam a leitura através da contação da história enquanto estimulam a aprendizagem da língua de forma contextualizada, possibilitam a interação social, contribuem para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças e promovem a sensibilização das crianças para a LI. A implementação do material didático ocorreu ao final de 2024, em uma turma da pré-escola, na EMEI Casa da Criança, em Santa Maria, RS. Por fim, após a implementação, observou-se que a maioria das atividades engajaram as crianças que participaram, interessadas na história e nas atividades, mas algumas etapas podem ser reelaboradas, pois demandaram mais tempo que o previsto ou improvisos para sua execução."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1042_TB261_09022025145014.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELA DENARDI LIMANA"
    "autor_nome_curto" => "Angela Denardi"
    "autor_email" => "denardiange@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

A contação de histórias como abordagem para o ensino e aprendizagem de língua inglesa com crianças possibilita que os alunos sejam expostos à língua de forma contextualizada, de modo que se engajem com a história de forma lúdica e compreendam segmentos linguísticos durante esse processo (HARMER, J; PUCHTA, H, 2018). Como parte do projeto de extensão LiKids - Oficinas de língua inglesa para crianças, esta comunicação relata a elaboração e a implementação de uma unidade didática baseada no livro No sleep for the sheep! (2011). A metodologia para a elaboração do material baseia-se nas quatro etapas propostas por Leffa (2008): (1) análise de necessidades, (2) desenvolvimento, (3) implementação, e (4) avaliação e a temática escolhida fundamenta-se nas habilidades EI02EF03, EI02EF04 e EI02ET03 da BNCC, que incentivam a leitura, a compreensão da narrativa e o cuidado com animais. Em resumo, a análise de necessidades foi realizada através da observação de uma aula regular na turma e de uma conversa com a coordenação da escola e da professora regente. Para o desenvolvimento, foram planejados quatro encontros de 40 minutos cada, com atividades lúdicas para dialogar com as crianças a respeito dos animais da fazenda, personagens da obra. As atividades propostas incentivam a leitura através da contação da história enquanto estimulam a aprendizagem da língua de forma contextualizada, possibilitam a interação social, contribuem para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças e promovem a sensibilização das crianças para a LI. A implementação do material didático ocorreu ao final de 2024, em uma turma da pré-escola, na EMEI Casa da Criança, em Santa Maria, RS. Por fim, após a implementação, observou-se que a maioria das atividades engajaram as crianças que participaram, interessadas na história e nas atividades, mas algumas etapas podem ser reelaboradas, pois demandaram mais tempo que o previsto ou improvisos para sua execução.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.