ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM CRIANÇAS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: ELABORANDO UMA UNIDADE DIDÁTICA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121009 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 261 "inscrito_id" => 1042 "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM CRIANÇAS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: ELABORANDO UMA UNIDADE DIDÁTICA" "resumo" => "A contação de histórias como abordagem para o ensino e aprendizagem de língua inglesa com crianças possibilita que os alunos sejam expostos à língua de forma contextualizada, de modo que se engajem com a história de forma lúdica e compreendam segmentos linguísticos durante esse processo (HARMER, J; PUCHTA, H, 2018). Como parte do projeto de extensão LiKids - Oficinas de língua inglesa para crianças, esta comunicação relata a elaboração e a implementação de uma unidade didática baseada no livro No sleep for the sheep! (2011). A metodologia para a elaboração do material baseia-se nas quatro etapas propostas por Leffa (2008): (1) análise de necessidades, (2) desenvolvimento, (3) implementação, e (4) avaliação e a temática escolhida fundamenta-se nas habilidades EI02EF03, EI02EF04 e EI02ET03 da BNCC, que incentivam a leitura, a compreensão da narrativa e o cuidado com animais. Em resumo, a análise de necessidades foi realizada através da observação de uma aula regular na turma e de uma conversa com a coordenação da escola e da professora regente. Para o desenvolvimento, foram planejados quatro encontros de 40 minutos cada, com atividades lúdicas para dialogar com as crianças a respeito dos animais da fazenda, personagens da obra. As atividades propostas incentivam a leitura através da contação da história enquanto estimulam a aprendizagem da língua de forma contextualizada, possibilitam a interação social, contribuem para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças e promovem a sensibilização das crianças para a LI. A implementação do material didático ocorreu ao final de 2024, em uma turma da pré-escola, na EMEI Casa da Criança, em Santa Maria, RS. Por fim, após a implementação, observou-se que a maioria das atividades engajaram as crianças que participaram, interessadas na história e nas atividades, mas algumas etapas podem ser reelaboradas, pois demandaram mais tempo que o previsto ou improvisos para sua execução." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1042_TB261_09022025145014.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELA DENARDI LIMANA" "autor_nome_curto" => "Angela Denardi" "autor_email" => "denardiange@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121009 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 261 "inscrito_id" => 1042 "titulo" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA COM CRIANÇAS POR MEIO DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: ELABORANDO UMA UNIDADE DIDÁTICA" "resumo" => "A contação de histórias como abordagem para o ensino e aprendizagem de língua inglesa com crianças possibilita que os alunos sejam expostos à língua de forma contextualizada, de modo que se engajem com a história de forma lúdica e compreendam segmentos linguísticos durante esse processo (HARMER, J; PUCHTA, H, 2018). Como parte do projeto de extensão LiKids - Oficinas de língua inglesa para crianças, esta comunicação relata a elaboração e a implementação de uma unidade didática baseada no livro No sleep for the sheep! (2011). A metodologia para a elaboração do material baseia-se nas quatro etapas propostas por Leffa (2008): (1) análise de necessidades, (2) desenvolvimento, (3) implementação, e (4) avaliação e a temática escolhida fundamenta-se nas habilidades EI02EF03, EI02EF04 e EI02ET03 da BNCC, que incentivam a leitura, a compreensão da narrativa e o cuidado com animais. Em resumo, a análise de necessidades foi realizada através da observação de uma aula regular na turma e de uma conversa com a coordenação da escola e da professora regente. Para o desenvolvimento, foram planejados quatro encontros de 40 minutos cada, com atividades lúdicas para dialogar com as crianças a respeito dos animais da fazenda, personagens da obra. As atividades propostas incentivam a leitura através da contação da história enquanto estimulam a aprendizagem da língua de forma contextualizada, possibilitam a interação social, contribuem para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças e promovem a sensibilização das crianças para a LI. A implementação do material didático ocorreu ao final de 2024, em uma turma da pré-escola, na EMEI Casa da Criança, em Santa Maria, RS. Por fim, após a implementação, observou-se que a maioria das atividades engajaram as crianças que participaram, interessadas na história e nas atividades, mas algumas etapas podem ser reelaboradas, pois demandaram mais tempo que o previsto ou improvisos para sua execução." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1042_TB261_09022025145014.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANGELA DENARDI LIMANA" "autor_nome_curto" => "Angela Denardi" "autor_email" => "denardiange@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }