ALÉM DAS PAREDES: A CRIANÇA, A EDUCAÇÃO INFANTIL E O CONTATO COM A NATUREZA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120805 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 574 "inscrito_id" => 1444 "titulo" => "ALÉM DAS PAREDES: A CRIANÇA, A EDUCAÇÃO INFANTIL E O CONTATO COM A NATUREZA" "resumo" => "Neste estudo abordamos a relação criança e natureza, as práticas pedagógicas e reflexões sobre sua importância. Objetivando desvelar práticas que enfatizam a promoção do brincar na natureza com crianças pequenas desenvolvidas pelas professoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de campo (Gil, 2008), realizada em dois Centros Municipais de Educação Infantil. Com uso de um questionário com professoras e entrevistas semiestruturadas com equipe gestora, mediante a categorização (Bardin, 1997). Os resultados evidenciam a necessidade de repensar a organização dos espaços e as práticas pedagógicas, pautadas em práticas do desemparedamento (Tiriba, 2018) e cientes do transtorno do déficit da natureza (Louv, 2016). Nos principais desafios destacam-se barreiras relacionadas à precariedade da infraestrutura e espaços, falta de profissionais, falta de interesse e gestão do tempo e a ausência de formação continuada. O artigo conclui que, apesar da importância reconhecida do contato com a natureza, as práticas pedagógicas ainda são limitadas. Destaca-se a necessidade de repensar esse cenário, por meio de formações continuadas e experiências significativas, para garantir o direito do brincar na natureza, superando a cultura do emparedamento." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1444_TB574_13022025223714.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA POLLI RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "biancapollirodrigues@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120805 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 574 "inscrito_id" => 1444 "titulo" => "ALÉM DAS PAREDES: A CRIANÇA, A EDUCAÇÃO INFANTIL E O CONTATO COM A NATUREZA" "resumo" => "Neste estudo abordamos a relação criança e natureza, as práticas pedagógicas e reflexões sobre sua importância. Objetivando desvelar práticas que enfatizam a promoção do brincar na natureza com crianças pequenas desenvolvidas pelas professoras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e de campo (Gil, 2008), realizada em dois Centros Municipais de Educação Infantil. Com uso de um questionário com professoras e entrevistas semiestruturadas com equipe gestora, mediante a categorização (Bardin, 1997). Os resultados evidenciam a necessidade de repensar a organização dos espaços e as práticas pedagógicas, pautadas em práticas do desemparedamento (Tiriba, 2018) e cientes do transtorno do déficit da natureza (Louv, 2016). Nos principais desafios destacam-se barreiras relacionadas à precariedade da infraestrutura e espaços, falta de profissionais, falta de interesse e gestão do tempo e a ausência de formação continuada. O artigo conclui que, apesar da importância reconhecida do contato com a natureza, as práticas pedagógicas ainda são limitadas. Destaca-se a necessidade de repensar esse cenário, por meio de formações continuadas e experiências significativas, para garantir o direito do brincar na natureza, superando a cultura do emparedamento." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1444_TB574_13022025223714.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BIANCA POLLI RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "BIANCA" "autor_email" => "biancapollirodrigues@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }