PESQUISAS PUBLICADAS RECENTEMENTE SOBRE A FORMAÇÃO HÍBRIDA: ESCOLA, COMUNIDADE E UNIVERSIDADE
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120797 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 559 "inscrito_id" => 116 "titulo" => "PESQUISAS PUBLICADAS RECENTEMENTE SOBRE A FORMAÇÃO HÍBRIDA: ESCOLA, COMUNIDADE E UNIVERSIDADE" "resumo" => "O texto tem como finalidade de discutir as contribuições das pesquisas recentes e a relevância do tema “Escola, Universidade e Saberes comunitários” a partir do levantamento bibliográfico, realizado para a pesquisa de doutorado. Para tanto tem como objetivo apresentar uma análise de teses, dissertações e artigos em educação que abordem a formação dos docentes nas Universidades, a escola e a relação com a cultura da comunidade. Buscamos as produções acadêmicas registradas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), abrangendo o período de junho de 2013 a dezembro de 2023 e a plataforma do CAPES periódicos, sob as mesmas condições. Definiu-se como descritor principal o termo “escola and comunidade na formação docente". Circunscreve-se, assim, o corpus a cinco (5) produções, sendo uma dissertação, três teses e um artigo compreendendo que estas pesquisas abordavam alguns aspectos similares ao tema de pesquisa pretendido. Concluímos, a partir das análises dos textos que as pesquisas discutem diferentes enfoques sobre a temática, porém, as três têm como foco a formação continuada dos professores, demonstrando a importância das pesquisas sobre a formação de professores, não apenas no caráter inicial, mas nas diversas ramificações do ensino. Assim, como referencial teórico que nos permite refletir a formação hibrida do professor, Zeichner (2013), pontua que os espaços híbridos no contexto da formação e desenvolvimento profissional docente seriam aqueles que possibilitam reunir professores da universidade e da escola básica, conhecimento acadêmico e conhecimento prático profissional, visando melhorar a construção de conhecimento dos alunos, servindo como um espaço democrático para seus participantes. Desta forma, a formação se torna verdadeiramente pública, conhecendo e validando a diversidade cultural, social, política e teórica que perpassam a escola e oportunizando que a formação continuada, transcenda os muros da escola e da universidade, oportunizando a interposição desses campos com os da comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID116_TB559_06032025135442.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA APARECIDA PRESTES" "autor_nome_curto" => "Jessica" "autor_email" => "jessica.prestesv@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120797 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 559 "inscrito_id" => 116 "titulo" => "PESQUISAS PUBLICADAS RECENTEMENTE SOBRE A FORMAÇÃO HÍBRIDA: ESCOLA, COMUNIDADE E UNIVERSIDADE" "resumo" => "O texto tem como finalidade de discutir as contribuições das pesquisas recentes e a relevância do tema “Escola, Universidade e Saberes comunitários” a partir do levantamento bibliográfico, realizado para a pesquisa de doutorado. Para tanto tem como objetivo apresentar uma análise de teses, dissertações e artigos em educação que abordem a formação dos docentes nas Universidades, a escola e a relação com a cultura da comunidade. Buscamos as produções acadêmicas registradas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), abrangendo o período de junho de 2013 a dezembro de 2023 e a plataforma do CAPES periódicos, sob as mesmas condições. Definiu-se como descritor principal o termo “escola and comunidade na formação docente". Circunscreve-se, assim, o corpus a cinco (5) produções, sendo uma dissertação, três teses e um artigo compreendendo que estas pesquisas abordavam alguns aspectos similares ao tema de pesquisa pretendido. Concluímos, a partir das análises dos textos que as pesquisas discutem diferentes enfoques sobre a temática, porém, as três têm como foco a formação continuada dos professores, demonstrando a importância das pesquisas sobre a formação de professores, não apenas no caráter inicial, mas nas diversas ramificações do ensino. Assim, como referencial teórico que nos permite refletir a formação hibrida do professor, Zeichner (2013), pontua que os espaços híbridos no contexto da formação e desenvolvimento profissional docente seriam aqueles que possibilitam reunir professores da universidade e da escola básica, conhecimento acadêmico e conhecimento prático profissional, visando melhorar a construção de conhecimento dos alunos, servindo como um espaço democrático para seus participantes. Desta forma, a formação se torna verdadeiramente pública, conhecendo e validando a diversidade cultural, social, política e teórica que perpassam a escola e oportunizando que a formação continuada, transcenda os muros da escola e da universidade, oportunizando a interposição desses campos com os da comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID116_TB559_06032025135442.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JESSICA APARECIDA PRESTES" "autor_nome_curto" => "Jessica" "autor_email" => "jessica.prestesv@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }