INCORPORANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM SALA DE AULA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120528 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 179 "inscrito_id" => 900 "titulo" => "INCORPORANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM SALA DE AULA" "resumo" => "A Inteligência Artificial (IA) tem emergido como uma ferramenta poderosa no campo educacional, proporcionando novas formas de interação entre professores e alunos. A utilização de IA nas práticas pedagógicas tem o potencial de otimizar o processo de ensino-aprendizagem, adaptando o conteúdo às necessidades individuais dos estudantes e melhorando a eficiência do ensino. Estudos acadêmicos destacam a importância da atuação do professor no uso dessas tecnologias, pois sua implementação bem-sucedida depende da capacitação dos educadores e de sua integração com as metodologias tradicionais de ensino (BORGES & LIMA, 2021; KIM & LEE, 2022). A IA pode ser aplicada, por exemplo, através de sistemas de tutoria inteligente, que auxiliam os alunos a aprenderem no seu próprio ritmo, ou plataformas adaptativas que ajustam o conteúdo conforme o desempenho individual. Este artigo propõe uma metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa, combinando observação em sala de aula e análise de dados de plataformas educacionais baseadas em IA. A pesquisa foi realizada em escolas de ensino médio, com a implementação de ferramentas de IA, como softwares adaptativos e sistemas de feedback automático. A metodologia inclui a coleta de dados sobre o desempenho dos alunos antes e depois da adoção das tecnologias, bem como entrevistas com professores para entender sua experiência no uso dessas ferramentas. Os resultados incluem a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos, especialmente em disciplinas que exigem maior personalização no ensino. Espera-se, futuramente, um aumento na motivação dos alunos e uma maior percepção de eficácia por parte dos professores no uso da IA como aliada no processo educativo. Este estudo visa evidenciar o impacto positivo da IA no ambiente escolar, com foco na capacitação docente e na personalização do aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID900_TB179_10032025230950.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIAN VIÉGAS" "autor_nome_curto" => "FABIAN VIÉGAS" "autor_email" => "fabian.viegas@institutoivoti.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120528 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 179 "inscrito_id" => 900 "titulo" => "INCORPORANDO INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM SALA DE AULA" "resumo" => "A Inteligência Artificial (IA) tem emergido como uma ferramenta poderosa no campo educacional, proporcionando novas formas de interação entre professores e alunos. A utilização de IA nas práticas pedagógicas tem o potencial de otimizar o processo de ensino-aprendizagem, adaptando o conteúdo às necessidades individuais dos estudantes e melhorando a eficiência do ensino. Estudos acadêmicos destacam a importância da atuação do professor no uso dessas tecnologias, pois sua implementação bem-sucedida depende da capacitação dos educadores e de sua integração com as metodologias tradicionais de ensino (BORGES & LIMA, 2021; KIM & LEE, 2022). A IA pode ser aplicada, por exemplo, através de sistemas de tutoria inteligente, que auxiliam os alunos a aprenderem no seu próprio ritmo, ou plataformas adaptativas que ajustam o conteúdo conforme o desempenho individual. Este artigo propõe uma metodologia de pesquisa qualitativa e quantitativa, combinando observação em sala de aula e análise de dados de plataformas educacionais baseadas em IA. A pesquisa foi realizada em escolas de ensino médio, com a implementação de ferramentas de IA, como softwares adaptativos e sistemas de feedback automático. A metodologia inclui a coleta de dados sobre o desempenho dos alunos antes e depois da adoção das tecnologias, bem como entrevistas com professores para entender sua experiência no uso dessas ferramentas. Os resultados incluem a melhoria do desempenho acadêmico dos alunos, especialmente em disciplinas que exigem maior personalização no ensino. Espera-se, futuramente, um aumento na motivação dos alunos e uma maior percepção de eficácia por parte dos professores no uso da IA como aliada no processo educativo. Este estudo visa evidenciar o impacto positivo da IA no ambiente escolar, com foco na capacitação docente e na personalização do aprendizado." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID900_TB179_10032025230950.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIAN VIÉGAS" "autor_nome_curto" => "FABIAN VIÉGAS" "autor_email" => "fabian.viegas@institutoivoti.com.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }