Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

DANÇ-ARTE UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA: DANÇA E ARTE DENTRO DE UM CONTEXTO ARTÍSTICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120784
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 537
    "inscrito_id" => 1231
    "titulo" => "DANÇ-ARTE UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA: DANÇA E ARTE DENTRO DE UM CONTEXTO ARTÍSTICO"
    "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo abordar e refletir sobre as transformações e movências que a dança pode fomentar no contexto escolar, de forma que é observado e documentado as manifestações artísticas provenientes das interações entre dança-arte, docente-discente e a comunidade escolar. Este trabalho contribui para a reflexão acerca das possíveis possibilidades de mudanças na prática educativa contemporânea do ponto de vista teórico-prático, além de investigar outros caminhos e modos tangíveis de criação-ensino-aprendizagem embasados no modo ver e estabelecer relações com o mundo, por uma visão artística. Nesse sentido, buscamos experimentar e investigar emcoletivo com as estudantes da educação regular pública básica, da cidade de Curitiba-PR, e os membros do PIBID de Dança da UNESPAR, novas estratégias de relacionar-se com a educação. Dançando a educação, as autoras e autores estudados como referenciais teórico-metodológicos foram várias, porém destacam-se as obras de Paulo Freire, com Pedagogia da Autonomia (1996) e Pedagogia da Esperança (1992), Bell Hooks com Tudo Sobre o Amor: Novas perspectivas (1999) e Ensinando Comunidade: Uma Pedagogia da Esperança (2022), Neide Neves com Klauss Vianna: Estudos para uma dramaturgia corporal (2008), Gladistoni dos Santos com Aprender Investigando: A Educação em Dança é Criação Compartilhada (2008) e, Jair Gabardo com Para Além da Carteira: Uma Investigação de Metodologias para a Linguagem da Dança no Ensino Formal da Escola Nova e Tecnicista (2013). Nesse cenário, este relato de caso educacional, artístico, social e político se justifica em si mesmo, uma vez que nós, professoras-artistas da dança, acreditamos que a educação, a arte, e a dança, podem transformam realidades e formar outras possíveis estudantes e relações dentro da comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1231_TB537_10032025153851.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA DOS SANTOS SIMIÃO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "gabriela.simiao@estudante.unespar.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120784
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 537
    "inscrito_id" => 1231
    "titulo" => "DANÇ-ARTE UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA: DANÇA E ARTE DENTRO DE UM CONTEXTO ARTÍSTICO"
    "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo abordar e refletir sobre as transformações e movências que a dança pode fomentar no contexto escolar, de forma que é observado e documentado as manifestações artísticas provenientes das interações entre dança-arte, docente-discente e a comunidade escolar. Este trabalho contribui para a reflexão acerca das possíveis possibilidades de mudanças na prática educativa contemporânea do ponto de vista teórico-prático, além de investigar outros caminhos e modos tangíveis de criação-ensino-aprendizagem embasados no modo ver e estabelecer relações com o mundo, por uma visão artística. Nesse sentido, buscamos experimentar e investigar emcoletivo com as estudantes da educação regular pública básica, da cidade de Curitiba-PR, e os membros do PIBID de Dança da UNESPAR, novas estratégias de relacionar-se com a educação. Dançando a educação, as autoras e autores estudados como referenciais teórico-metodológicos foram várias, porém destacam-se as obras de Paulo Freire, com Pedagogia da Autonomia (1996) e Pedagogia da Esperança (1992), Bell Hooks com Tudo Sobre o Amor: Novas perspectivas (1999) e Ensinando Comunidade: Uma Pedagogia da Esperança (2022), Neide Neves com Klauss Vianna: Estudos para uma dramaturgia corporal (2008), Gladistoni dos Santos com Aprender Investigando: A Educação em Dança é Criação Compartilhada (2008) e, Jair Gabardo com Para Além da Carteira: Uma Investigação de Metodologias para a Linguagem da Dança no Ensino Formal da Escola Nova e Tecnicista (2013). Nesse cenário, este relato de caso educacional, artístico, social e político se justifica em si mesmo, uma vez que nós, professoras-artistas da dança, acreditamos que a educação, a arte, e a dança, podem transformam realidades e formar outras possíveis estudantes e relações dentro da comunidade escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1231_TB537_10032025153851.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA DOS SANTOS SIMIÃO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA"
    "autor_email" => "gabriela.simiao@estudante.unespar.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo abordar e refletir sobre as transformações e movências que a dança pode fomentar no contexto escolar, de forma que é observado e documentado as manifestações artísticas provenientes das interações entre dança-arte, docente-discente e a comunidade escolar. Este trabalho contribui para a reflexão acerca das possíveis possibilidades de mudanças na prática educativa contemporânea do ponto de vista teórico-prático, além de investigar outros caminhos e modos tangíveis de criação-ensino-aprendizagem embasados no modo ver e estabelecer relações com o mundo, por uma visão artística. Nesse sentido, buscamos experimentar e investigar emcoletivo com as estudantes da educação regular pública básica, da cidade de Curitiba-PR, e os membros do PIBID de Dança da UNESPAR, novas estratégias de relacionar-se com a educação. Dançando a educação, as autoras e autores estudados como referenciais teórico-metodológicos foram várias, porém destacam-se as obras de Paulo Freire, com Pedagogia da Autonomia (1996) e Pedagogia da Esperança (1992), Bell Hooks com Tudo Sobre o Amor: Novas perspectivas (1999) e Ensinando Comunidade: Uma Pedagogia da Esperança (2022), Neide Neves com Klauss Vianna: Estudos para uma dramaturgia corporal (2008), Gladistoni dos Santos com Aprender Investigando: A Educação em Dança é Criação Compartilhada (2008) e, Jair Gabardo com Para Além da Carteira: Uma Investigação de Metodologias para a Linguagem da Dança no Ensino Formal da Escola Nova e Tecnicista (2013). Nesse cenário, este relato de caso educacional, artístico, social e político se justifica em si mesmo, uma vez que nós, professoras-artistas da dança, acreditamos que a educação, a arte, e a dança, podem transformam realidades e formar outras possíveis estudantes e relações dentro da comunidade escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.