DANÇ-ARTE UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA: DANÇA E ARTE DENTRO DE UM CONTEXTO ARTÍSTICO
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120784 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 537 "inscrito_id" => 1231 "titulo" => "DANÇ-ARTE UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA: DANÇA E ARTE DENTRO DE UM CONTEXTO ARTÍSTICO" "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo abordar e refletir sobre as transformações e movências que a dança pode fomentar no contexto escolar, de forma que é observado e documentado as manifestações artísticas provenientes das interações entre dança-arte, docente-discente e a comunidade escolar. Este trabalho contribui para a reflexão acerca das possíveis possibilidades de mudanças na prática educativa contemporânea do ponto de vista teórico-prático, além de investigar outros caminhos e modos tangíveis de criação-ensino-aprendizagem embasados no modo ver e estabelecer relações com o mundo, por uma visão artística. Nesse sentido, buscamos experimentar e investigar emcoletivo com as estudantes da educação regular pública básica, da cidade de Curitiba-PR, e os membros do PIBID de Dança da UNESPAR, novas estratégias de relacionar-se com a educação. Dançando a educação, as autoras e autores estudados como referenciais teórico-metodológicos foram várias, porém destacam-se as obras de Paulo Freire, com Pedagogia da Autonomia (1996) e Pedagogia da Esperança (1992), Bell Hooks com Tudo Sobre o Amor: Novas perspectivas (1999) e Ensinando Comunidade: Uma Pedagogia da Esperança (2022), Neide Neves com Klauss Vianna: Estudos para uma dramaturgia corporal (2008), Gladistoni dos Santos com Aprender Investigando: A Educação em Dança é Criação Compartilhada (2008) e, Jair Gabardo com Para Além da Carteira: Uma Investigação de Metodologias para a Linguagem da Dança no Ensino Formal da Escola Nova e Tecnicista (2013). Nesse cenário, este relato de caso educacional, artístico, social e político se justifica em si mesmo, uma vez que nós, professoras-artistas da dança, acreditamos que a educação, a arte, e a dança, podem transformam realidades e formar outras possíveis estudantes e relações dentro da comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1231_TB537_10032025153851.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA DOS SANTOS SIMIÃO" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabriela.simiao@estudante.unespar.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120784 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 537 "inscrito_id" => 1231 "titulo" => "DANÇ-ARTE UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA: DANÇA E ARTE DENTRO DE UM CONTEXTO ARTÍSTICO" "resumo" => "Este relato de experiência tem como objetivo abordar e refletir sobre as transformações e movências que a dança pode fomentar no contexto escolar, de forma que é observado e documentado as manifestações artísticas provenientes das interações entre dança-arte, docente-discente e a comunidade escolar. Este trabalho contribui para a reflexão acerca das possíveis possibilidades de mudanças na prática educativa contemporânea do ponto de vista teórico-prático, além de investigar outros caminhos e modos tangíveis de criação-ensino-aprendizagem embasados no modo ver e estabelecer relações com o mundo, por uma visão artística. Nesse sentido, buscamos experimentar e investigar emcoletivo com as estudantes da educação regular pública básica, da cidade de Curitiba-PR, e os membros do PIBID de Dança da UNESPAR, novas estratégias de relacionar-se com a educação. Dançando a educação, as autoras e autores estudados como referenciais teórico-metodológicos foram várias, porém destacam-se as obras de Paulo Freire, com Pedagogia da Autonomia (1996) e Pedagogia da Esperança (1992), Bell Hooks com Tudo Sobre o Amor: Novas perspectivas (1999) e Ensinando Comunidade: Uma Pedagogia da Esperança (2022), Neide Neves com Klauss Vianna: Estudos para uma dramaturgia corporal (2008), Gladistoni dos Santos com Aprender Investigando: A Educação em Dança é Criação Compartilhada (2008) e, Jair Gabardo com Para Além da Carteira: Uma Investigação de Metodologias para a Linguagem da Dança no Ensino Formal da Escola Nova e Tecnicista (2013). Nesse cenário, este relato de caso educacional, artístico, social e político se justifica em si mesmo, uma vez que nós, professoras-artistas da dança, acreditamos que a educação, a arte, e a dança, podem transformam realidades e formar outras possíveis estudantes e relações dentro da comunidade escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID1231_TB537_10032025153851.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA DOS SANTOS SIMIÃO" "autor_nome_curto" => "GABRIELA" "autor_email" => "gabriela.simiao@estudante.unespar.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }