A IMPORTÂNCIA DOS BIOMAS NA VIDA DAS ABELHAS SEM FERRÃO NATIVAS DO BRASIL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120773 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 519 "inscrito_id" => 938 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS BIOMAS NA VIDA DAS ABELHAS SEM FERRÃO NATIVAS DO BRASIL" "resumo" => "O PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, viabiliza que os graduandos em licenciatura tenham seu primeiro contato direto com a rotina de ensino em sala de aula. Essa experiência permite a observação e a aplicação de metodologias de ensino, preparando-os para uma atuação mais comprometida após a conclusão. No curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do Instituto Federal Catarinense, Campus Araquari, as experiências se darão no curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Geografia é o componente curricular no qual desenvolveremos metodologias pedagógicas aprendidas ao longo de nossa formação. Um dos temas envolvidos no projeto é a importância das abelhas sem ferrão, insetos nativos do Brasil considerados essenciais para a biodiversidade devido ao seu papel na polinização. Nossa base de referência inicia com os primeiros e fundamentais passos do ecologista professor Dr. Paulo Nogueira-Neto (1997), chegando à atualidade com as mais avançadas pesquisas sobre abelhas sem ferrão realizadas pela Embrapa e, juntando-se a esse referencial, a nossa prática profissional de meliponicultor. O desafio para iniciação à docência é traduzir esses saberes tão específicos em saber e prática acadêmica para o ensino técnico. Cada bioma brasileiro abriga diferentes espécies de abelhas sem ferrão, e suas populações podem ser impactadas pelas mudanças climáticas e pela transição entre biomas. Mudanças climáticas e biomas, por sua vez, são questões englobadas pela temática meio ambiente, tema transversal que é dialogado em diferentes áreas do saber. Por meio do PIBID e da disciplina de Geografia, aplicando metodologias colaborativas da educação, será possível analisar a relação entre os biomas, suas respectivas espécies de abelhas e os fatores ambientais que influenciam essas populações." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID938_TB519_20022025232839.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREY AUGUSTO DA SILVA VANDERLINDE" "autor_nome_curto" => "ANDREY" "autor_email" => "andreyjlle@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120773 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 519 "inscrito_id" => 938 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS BIOMAS NA VIDA DAS ABELHAS SEM FERRÃO NATIVAS DO BRASIL" "resumo" => "O PIBID, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, viabiliza que os graduandos em licenciatura tenham seu primeiro contato direto com a rotina de ensino em sala de aula. Essa experiência permite a observação e a aplicação de metodologias de ensino, preparando-os para uma atuação mais comprometida após a conclusão. No curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas do Instituto Federal Catarinense, Campus Araquari, as experiências se darão no curso técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio. Geografia é o componente curricular no qual desenvolveremos metodologias pedagógicas aprendidas ao longo de nossa formação. Um dos temas envolvidos no projeto é a importância das abelhas sem ferrão, insetos nativos do Brasil considerados essenciais para a biodiversidade devido ao seu papel na polinização. Nossa base de referência inicia com os primeiros e fundamentais passos do ecologista professor Dr. Paulo Nogueira-Neto (1997), chegando à atualidade com as mais avançadas pesquisas sobre abelhas sem ferrão realizadas pela Embrapa e, juntando-se a esse referencial, a nossa prática profissional de meliponicultor. O desafio para iniciação à docência é traduzir esses saberes tão específicos em saber e prática acadêmica para o ensino técnico. Cada bioma brasileiro abriga diferentes espécies de abelhas sem ferrão, e suas populações podem ser impactadas pelas mudanças climáticas e pela transição entre biomas. Mudanças climáticas e biomas, por sua vez, são questões englobadas pela temática meio ambiente, tema transversal que é dialogado em diferentes áreas do saber. Por meio do PIBID e da disciplina de Geografia, aplicando metodologias colaborativas da educação, será possível analisar a relação entre os biomas, suas respectivas espécies de abelhas e os fatores ambientais que influenciam essas populações." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID938_TB519_20022025232839.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREY AUGUSTO DA SILVA VANDERLINDE" "autor_nome_curto" => "ANDREY" "autor_email" => "andreyjlle@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CATARINENSE (IF CATARINENSE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }