Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA: INTEGRAÇÃO ENTRE AULAS EXPOSITIVAS E DINÂMICA DE JOGOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 120551
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 209
    "inscrito_id" => 300
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA: INTEGRAÇÃO ENTRE AULAS EXPOSITIVAS E DINÂMICA DE JOGOS"
    "resumo" => "O ensino de Física enfrenta o desafio de engajar os alunos e promover uma aprendizagem significativa. Este trabalho descreve uma abordagem que integra aulas expositivas e dinâmicas de jogos para estimular a participação ativa dos estudantes. A atividade "Perito por um dia" foi aplicada a uma turma da 1ª série do Ensino Médio, utilizando um cenário investigativo no qual os alunos, organizados em grupos, resolveram pistas baseadas em conceitos de cinemática. Ao longo de 12 períodos, os conteúdos foram introduzidos de forma expositiva, seguidos por desafios interativos que exigiam a aplicação dos conceitos físicos estudados. Como resultado, observou-se um aumento no engajamento dos alunos, que demonstraram uma compreensão mais profunda dos fenômenos físicos e estabeleceram conexões entre a teoria e o cotidiano. A experiência reforça o potencial das metodologias ativas como ferramenta para tornar o ensino de Física mais dinâmico e acessível."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID300_TB209_10032025222621.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA TEIXEIRA PETRUZZELLIS"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "laripetruzzellis@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 120551
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 209
    "inscrito_id" => 300
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA: INTEGRAÇÃO ENTRE AULAS EXPOSITIVAS E DINÂMICA DE JOGOS"
    "resumo" => "O ensino de Física enfrenta o desafio de engajar os alunos e promover uma aprendizagem significativa. Este trabalho descreve uma abordagem que integra aulas expositivas e dinâmicas de jogos para estimular a participação ativa dos estudantes. A atividade "Perito por um dia" foi aplicada a uma turma da 1ª série do Ensino Médio, utilizando um cenário investigativo no qual os alunos, organizados em grupos, resolveram pistas baseadas em conceitos de cinemática. Ao longo de 12 períodos, os conteúdos foram introduzidos de forma expositiva, seguidos por desafios interativos que exigiam a aplicação dos conceitos físicos estudados. Como resultado, observou-se um aumento no engajamento dos alunos, que demonstraram uma compreensão mais profunda dos fenômenos físicos e estabeleceram conexões entre a teoria e o cotidiano. A experiência reforça o potencial das metodologias ativas como ferramenta para tornar o ensino de Física mais dinâmico e acessível."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 03: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID300_TB209_10032025222621.pdf"
    "created_at" => "2025-04-25 10:47:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA TEIXEIRA PETRUZZELLIS"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "laripetruzzellis@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O ensino de Física enfrenta o desafio de engajar os alunos e promover uma aprendizagem significativa. Este trabalho descreve uma abordagem que integra aulas expositivas e dinâmicas de jogos para estimular a participação ativa dos estudantes. A atividade "Perito por um dia" foi aplicada a uma turma da 1ª série do Ensino Médio, utilizando um cenário investigativo no qual os alunos, organizados em grupos, resolveram pistas baseadas em conceitos de cinemática. Ao longo de 12 períodos, os conteúdos foram introduzidos de forma expositiva, seguidos por desafios interativos que exigiam a aplicação dos conceitos físicos estudados. Como resultado, observou-se um aumento no engajamento dos alunos, que demonstraram uma compreensão mais profunda dos fenômenos físicos e estabeleceram conexões entre a teoria e o cotidiano. A experiência reforça o potencial das metodologias ativas como ferramenta para tornar o ensino de Física mais dinâmico e acessível.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.