NO CAMINHO PARA A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO EM UM ESTÁGIO DE REGÊNCIA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120438 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 241 "titulo" => "NO CAMINHO PARA A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO EM UM ESTÁGIO DE REGÊNCIA" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência vivenciado durante o Estágio Curricular Supervisionado III, no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), realizado com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II. O objetivo principal é destacar a importância do estágio na formação docente, evidenciando a articulação entre teoria e prática, as reflexões sobre os desafios enfrentados em sala de aula e as estratégias utilizadas para superá-los. A abordagem lúdica foi explorada como ferramenta pedagógica para engajar os alunos e tornar o ensino de matemática mais dinâmico. Estratégias inovadoras, como atividades em grupo e jogos matemáticos, mostraram-se promissoras para estimular o interesse e a participação dos estudantes. A fundamentação teórico-metodológica apoia-se em Pimenta e Lima (2012), que defendem o estágio como um espaço de integração entre saberes teóricos e práticos, e em Luckesi (1998) e Vigotski (2007), que ressaltam o papel da ludicidade nos processos de ensino e aprendizagem. A experiência revelou que práticas pedagógicas adaptadas ao contexto escolar, aliadas ao uso de estratégias lúdicas, são ferramentas valiosas que podem motivar e promover o engajamento dos alunos. Além disso, evidenciou a relevância de se incentivar a colaboração, a criatividade e a motivação nos processos de ensino e aprendizagem, reafirmando a importância de adequar as metodologias de ensino às particularidades de cada turma. O artigo também reflete sobre a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação, discutindo a construção da identidade docente e os desafios inerentes à profissão. Conclui-se que o estágio supervisionado é essencial para formar professores capacitados a enfrentar as demandas do contexto escolar, contribuindo para uma educação significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID241_TB52_27032025130527.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JELLEM FERNANDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JELLEM" "autor_email" => "jellemfernandes@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120438 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 241 "titulo" => "NO CAMINHO PARA A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VIVENCIADO EM UM ESTÁGIO DE REGÊNCIA" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência vivenciado durante o Estágio Curricular Supervisionado III, no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), realizado com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II. O objetivo principal é destacar a importância do estágio na formação docente, evidenciando a articulação entre teoria e prática, as reflexões sobre os desafios enfrentados em sala de aula e as estratégias utilizadas para superá-los. A abordagem lúdica foi explorada como ferramenta pedagógica para engajar os alunos e tornar o ensino de matemática mais dinâmico. Estratégias inovadoras, como atividades em grupo e jogos matemáticos, mostraram-se promissoras para estimular o interesse e a participação dos estudantes. A fundamentação teórico-metodológica apoia-se em Pimenta e Lima (2012), que defendem o estágio como um espaço de integração entre saberes teóricos e práticos, e em Luckesi (1998) e Vigotski (2007), que ressaltam o papel da ludicidade nos processos de ensino e aprendizagem. A experiência revelou que práticas pedagógicas adaptadas ao contexto escolar, aliadas ao uso de estratégias lúdicas, são ferramentas valiosas que podem motivar e promover o engajamento dos alunos. Além disso, evidenciou a relevância de se incentivar a colaboração, a criatividade e a motivação nos processos de ensino e aprendizagem, reafirmando a importância de adequar as metodologias de ensino às particularidades de cada turma. O artigo também reflete sobre a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos durante a graduação, discutindo a construção da identidade docente e os desafios inerentes à profissão. Conclui-se que o estágio supervisionado é essencial para formar professores capacitados a enfrentar as demandas do contexto escolar, contribuindo para uma educação significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_ID241_TB52_27032025130527.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JELLEM FERNANDES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JELLEM" "autor_email" => "jellemfernandes@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }