APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ATUANDO FORA DE SUA FORMAÇÃO INICIAL
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 120527 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 899 "titulo" => "APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ATUANDO FORA DE SUA FORMAÇÃO INICIAL" "resumo" => "Este trabalho descreve a experiência de Estágio Curricular do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal Farroupilha. O estágio teve como foco a observação de aulas de Física ministradas para uma turma do 3º ano do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A peculiaridade deste estágio foi a atuação de uma professora com formação acadêmica em Matemática, que assumiu o ensino de Física. A escolha desse cenário se deve à relevância de entender como profissionais são desafiados ao lecionar fora de sua área e como isso afeta a prática pedagógica. Para captar as nuances dessa experiência, foi conduzida uma análise qualitativa das práticas pedagógicas da professora, complementada por um questionário dirigido a ela. O questionário explora suas percepções sobre o ensino da Física e suas estratégias para superar as dificuldades associadas à falta de formação específica na área. Esse estudo é relevante pois muitos educadores enfrentam situações semelhantes, o que pode ter implicações significativas na eficácia do ensino. O estágio permitiu observar como a professora se adaptou ao ensino da Física e suas abordagens para ensinar os conteúdos. A análise das respostas fornecidas oferece uma perspectiva sobre os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas para ensinar uma disciplina fora de sua formação. O acompanhamento das práticas pedagógicas fornece dados essenciais para a reflexão sobre o impacto dessa situação na qualidade do ensino e no desenvolvimento profissional do professor. O estudo visa contribuir para a compreensão das implicações de lecionar fora da área de formação e para o desenvolvimento de estratégias que possam apoiar os professores na superação desses desafios, promovendo uma prática pedagógica adaptada às necessidades dos alunos. Em suma, este relato oferece dados valiosos sobre a prática pedagógica em contextos interdisciplinares e ressalta a importância de estratégias em situações de ensino multidisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID899_TB178_06032025235024.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME MACHADO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GUILHERME" "autor_email" => "guilherme.2022014650@aluno.iffar.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 120527 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 178 "inscrito_id" => 899 "titulo" => "APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: PERCEPÇÕES DE UMA PROFESSORA ATUANDO FORA DE SUA FORMAÇÃO INICIAL" "resumo" => "Este trabalho descreve a experiência de Estágio Curricular do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal Farroupilha. O estágio teve como foco a observação de aulas de Física ministradas para uma turma do 3º ano do Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. A peculiaridade deste estágio foi a atuação de uma professora com formação acadêmica em Matemática, que assumiu o ensino de Física. A escolha desse cenário se deve à relevância de entender como profissionais são desafiados ao lecionar fora de sua área e como isso afeta a prática pedagógica. Para captar as nuances dessa experiência, foi conduzida uma análise qualitativa das práticas pedagógicas da professora, complementada por um questionário dirigido a ela. O questionário explora suas percepções sobre o ensino da Física e suas estratégias para superar as dificuldades associadas à falta de formação específica na área. Esse estudo é relevante pois muitos educadores enfrentam situações semelhantes, o que pode ter implicações significativas na eficácia do ensino. O estágio permitiu observar como a professora se adaptou ao ensino da Física e suas abordagens para ensinar os conteúdos. A análise das respostas fornecidas oferece uma perspectiva sobre os desafios enfrentados e as estratégias utilizadas para ensinar uma disciplina fora de sua formação. O acompanhamento das práticas pedagógicas fornece dados essenciais para a reflexão sobre o impacto dessa situação na qualidade do ensino e no desenvolvimento profissional do professor. O estudo visa contribuir para a compreensão das implicações de lecionar fora da área de formação e para o desenvolvimento de estratégias que possam apoiar os professores na superação desses desafios, promovendo uma prática pedagógica adaptada às necessidades dos alunos. Em suma, este relato oferece dados valiosos sobre a prática pedagógica em contextos interdisciplinares e ressalta a importância de estratégias em situações de ensino multidisciplinar." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 05: Processos de ensino e aprendizagem." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV211_MD1_ID899_TB178_06032025235024.pdf" "created_at" => "2025-04-25 10:47:18" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME MACHADO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "GUILHERME" "autor_email" => "guilherme.2022014650@aluno.iffar.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA (IFFARROUPILHA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }