Esta pesquisa objetivou compreender como o psicólogo educacional atua no desenvolvimento das competências socioemocionais na Educação Pública Estadual do Ceará. A metodologia proposta foi a pesquisa exploratória com caráter de revisão sistemática. Para a realização das buscas de material foram utilizados os portais Google Acadêmico e CAPES. A hipótese levantada sugere que esse profissional ocupa lugar estratégico no fortalecimento das ações voltadas para as competências socioemocionais. Os resultados apontam que o fortalecimento dos psicólogos educacionais no desenvolvimento das competências socioemocionais nessa rede surge inicialmente a partir da compreensão da política pública de desenvolvimento das competências socioemocionais, da análise, do diagnóstico e das intervenções para integração dos projetos já existentes, a fim de subsidiar as equipes educacionais. Além disso, a revisão de literatura revelou que, até o momento, foram encontrados poucos estudos sobre o tema, existindo a necessidade de mais produção, tendo em vista a grande demanda e que os planos de educação nacional, estadual e a Lei Federal 13.935/2019 estabelecem que as escolas tenham psicólogos educacionais.