A educação superior em seu formato a distância, como tendência mundial, teve um crescimento significativo no Brasil, nos últimos anos. A expansão na oferta desses cursos em relação aos totalmente presenciais, em certa medida, tem sido motivo de questionamentos quanto à qualidade do ensino. Este estudo, motivado pelo interesse em compreender o cenário atual e os rumos da Educação à distância em nosso país, tem como objetivo analisar os principais pontos no desenvolvimento e possíveis entraves dessa modalidade de ensino da educação superior. Para tanto, este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa de natureza exploratória e descritiva, que se utiliza como procedimentos o levantamento bibliográfico e a análise documental, baseada, principalmente, em informações da educação superior à distância no Brasil, nos últimos 10 anos, a partir da observação de dados extraídos do Censo da Educação Superior 2022 e do Relatório Sinopse Estatística do Enade 2021. O presente estudo analisa, nesse contexto, um fator que não se pode suprimir: os impactos da Pandemia da Covid-19 na qualidade dos processos de ensino-aprendizagem. Como resultados, as informações e análises demonstram que a educação superior a distância passa por mais um momento de mudanças, em busca de um novo estágio de adaptação, sem que se perca a qualidade.